Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Nickel disponibiliza a opção True Name™ para pessoas trans e não binárias

N_True_Name_White (1).png

A Nickel tornou-se a primeira conta com IBAN Português a oferecer a possibilidade True Name™ nos seus cartões: permite a personalização do nome próprio no cartão de débito, sem exigir a mudança legal do mesmo, o que representa um passo importantíssimo para a comunidade trans e não-binária, uma vez que vêm as suas verdadeiras realidades reconhecidas.

Após a abertura de conta, todas as pessoas clientes podem subscrever a opção personalizável My Nickel, tendo um custo de 10 euros e com validade por um período de quatro anos, permitindo não só a gravação do nome próprio personalizado como é possível escolher a cor do cartão.

No site oficial é possível ler-se que “A Nickel e a Mastercard partilham a crença de que todas as pessoas devem ter acesso a serviços financeiros que reconheçam e representem as suas identidades autênticas, acreditando que a opção True Name™ pode ajudar a eliminar alguns dos elementos discriminatórios que as comunidades trans e não-binária enfrentam no seu dia-a-dia

Para João Guerra, CEO da Nickel em Portugal, esta opção é ir “ainda mais longe na luta pela inclusão social das pessoas trans e não-binárias”. Já para Geoffroy Seghetti, Vice-Presidente de Marketing e Comunicação da Mastercard na Europa Ocidental, e co-líder da equipa de Pride da empresa, destaca ter “Muito orgulho nesta parceria entre a Nickel e a Mastercard para disponibilizar a funcionalidade True Name™ e permitir às pessoas trans e não-binárias o acesso de que todos os outros usufruem, com a sua verdadeira identidade e, mais importante, facilitar as suas vidas diárias sem medo de discriminação. Partilhamos com a Nickel os valores da inclusão e da equidade, e a luta contra todas as formas de discriminação.”.

Para Ana Aresta, Presidente da Direcção da ILGA Portugal, considera que esta acção, apesar de não substituir o papel fundamental do Estado em garantir direitos às pessoas LGBTQIA+, demonstra por elas respeito e sentido de inclusão, "Encorajamos a Nickel e a Mastercard a continuarem este caminho, inspirando outras entidades a assumirem um compromisso ainda maior com a diversidade e a igualdade, dentro e fora de portas.".

De acordo com estudos realizados pela Mastercard, mais de 50% das pessoas não binários(as) e transgénero sentiram alguma ansiedade por mostrar um cartão de identificação ou um cartão de débito ao efetuar um pagamento. Porque pensamos que ninguém devia sentir-se assim por serem como são, temos orgulho em oferecer a possibilidade de ter um cartão com o nome com que mais se identifica. Parece um detalhe pequeno, mas sabemos que não é.

Esta novidade criada pela Mastercard chega a Portugal no ambiente de celebração do Mês do Orgulho LGTBQIA+, tornando-se assim o quarto país a implementar esta função, seguindo o exemplo de França, Espanha e Bélgica.

 

M Pimentel Santos