Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Noruega torna-se o primeiro país do mundo a fornecer a PrEP gratuitamente

Numa demonstração de apoio à comunidade LGBT, a Noruega tornou-se no primeiro país do mundo a fornecer o fármaco de profilaxia pré-exposição (PrEP) gratuitamente.

Após vários estudos ficou comprovado que o fármaco de profilaxia pré-exposição (PrEP) Truvada, reduz em 86 por cento o risco de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). Este fármaco, aprovado pela Organização Mundial da Saúde e pelos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, está já disponível em vários países como África do Sul, Canadá,  Estados Unidos da América, França e, agora, Noruega.

Bent Høie, Ministro da Saúde e Assistência Social da Noruega, afirmou que este fármaco não será apenas fornecido, de forma gratuita, aos utentes com maior risco de infecção. O Truvada será parte integrante do serviço nacional de saúde norueguês. Após estas declarações Leif-Ove Hansen, presidente da associação VIH Noruega (HivNorge), afirmou: “O uso de preservativos está em declínio. Estamos felizes que a PrEP esteja agora integrada no nosso serviço de saúde público. A PrEP contribuirá para reduzir a taxa de novas infecções na comunidade gay, já que os homens gays enfrentam um risco de infecção muito maior do que a população em geral”. As associações de todo o mundo que prestam apoio às pessoas infectadas e afectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH), receberam esta notícia com grande entusiasmo. Muitas destas associações encontram-se presentemente a trabalhar para que a PrEP fique disponível também nos seus países. 

 

Fonte e imagem: newnownext

Carlos Simões

8 comentários

Comentar