Novo guia para turistas LGBT em Lisboa com 20 mil exemplares
Novo guia para turistas LGBT reúne 50 parceiros e abrange cinco concelhos da área metropolitana de Lisboa.
A nova edição anual do guia Lisbon Gay Circuit, dirigido a turistas LGBT que visitam Lisboa, alcançou as 50 parcerias. Este é o número mais elevado de participantes desde a fundação do projecto em 2013. Calcula-se que cerca de 10 por cento dos turistas que visitam Lisboa pertençam ao segmento LGBT.
O mapa centra-se no Príncipe Real, Bairro Alto e Chiado, bairros habitualmente gay friendly, mas inclui ainda parceiros de São Bento, Arroios, Avenida da Liberdade e Picoas. Além de Lisboa, apresenta sugestões de locais gay ou gayfriendly em Almada, Alcochete, Cascais e Montijo.
“É bastante comum pensar que estabelecimentos gays são apenas os bares e discotecas, mas um turista LGBT em Lisboa interage com múltiplos serviços e se vem de férias a última coisa que precisa de encontrar é discriminação. Os turistas LGBT procuram o que qualquer turista procura em Lisboa: monumentos, hospitalidade, gastronomia, diversão, etc. No entanto, querem ter a certeza que não vão ser mal interpretados num hotel ao pedirem uma cama se casal, ao comprarem roupa para o seu namorado e dizerem-no ao lojista, ao pedirem um tour privado ou se deram as mãos num restaurante”, comenta Vasco Monteiro, co-fundador do projecto.
O guia Lisbon Gay Circuit está disponível em formato de mapa de bolso, tem uma tiragem anual de 20 mil exemplares e é distribuído ao longo do ano em vários locais da capital, principais eventos LGBT, bem como noutras cidades do país e do estrangeiro. Existe ainda a versão online, disponível em www.lisbongaycircuit.com. Editado desde 2013, o Lisbon Gay Circuit tem na capa deste ano o casal João e Jorge, recém-casados que vivem na região de Lisboa.