Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Novo livro: "A homossexualidade de Fernando Pessoa" de Víctor Correia

homossexualidade fernando pessoa

O escritor Víctor Correia traz-nos mais uma obra sobre temática LGBTI+. "A homossexualidade de Fernando Pessoa" tem a chancela das Edições Vieira da Silva.

O objectivo deste livro é mostrar as formas variadas como a homossexualidade aparece tratada, implícita e explicitamente, na vasta obra de Fernando Pessoa. Por outro lado, baseando-nos na sua obra, em alguns pormenores da sua vida, em alguns textos de amigos mais próximos e conhecidos, e em alguns textos de investigadores, este livro mostra, através de uma investigação atenta e sem preconceitos, que Fernando Pessoa era homossexual. 

Alguns autores e leitores, embora estando convictos disso, não lhe têm dado a devida importância. Ora, a homossexualidade de Fernando Pessoa não é algo secundário, mas sim fundamental, pois permite compreender melhor muito da obra de Fernando Pessoa, e o próprio Fernando Pessoa enquanto indivíduo. Apesar de ser homossexual, Fernando Pessoa reprimiu a sua homossexualidade, deixando nos seus escritos, muitos deles desconhecidos do grande público, determinados pormenores que são revelados e explicados nesta obra.  "Juntámos e relacionámos tudo como peças de um puzzle, e dividimos por diversos temas, de modo a uma compreensão mais pormenorizada e profunda" pode ler-se na sinopse do livro.

No panorama editorial, tanto a nível nacional como internacional, não existe nenhum livro de análise tão específica sobre a homossexualidade de Fernando Pessoa, e portanto este é o primeiro livro que é publicado em todo o mundo, analisando exclusivamente este tema. 

Este livro vai ser lançado no próximo dia 4 de Maio, às 18h30m, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa. A obra será apresentada por Fernando Dacosta (jornalista), e por Hélder Bértolo (professor universitário e presidente da Opus Diversidades).