Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Novo livro: “De Que Falamos Quando Falamos de Violência Sexual Contra Crianças”

De Que Falamos Quando Falamos de Violência Sexual Contra Crianças

O livro “De Que Falamos Quando Falamos de Violência Sexual Contra Crianças” de Ângelo Fernandes, será apresentado a 13 de Outubro na Fnac do Chiado, em Lisboa, às 19h. Este é um recurso para capacitar pais, mães e pessoas cuidadoras na prevenção do abuso sexual contra menores. O livro prefaciado por Maria Clara Sottomayor, Juíza Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça, será apresentado pela especialista e socióloga Isabel Ventura e a cronista e pela autora Paula Cosme Pinto. 

 

O autor do livro refere que “apesar de ser uma preocupação de muitos pais e mães, a verdade é que não se sentem preparados para trabalhar matérias tão sensíveis e complexas como a prevenção do abuso sexual de crianças. O meu objectivo, com este livro, é capacitar os cuidadores com diferentes estratégias para a prevenção de abusos sexuais, apresentando um conjunto de orientações para que cada família adapte à sua realidade e quotidiano.” 

Apesar de o crime sexual de menores ser bastante noticiado, “a desinformação sobre violência sexual contra crianças é abissal, o que promove uma falsa sensação de segurança nos pais e mães. Na realidade desconhecem a dimensão deste problema e que na Europa uma em cada cinco crianças é vítima de abuso sexual. Ou seja, estamos a falar de uma média de 5 crianças por turma. No entanto, há falta de recursos que ajudem os pais e mães na prevenção deste tipo de crime” refere Ângelo Fernandes. 

A psicóloga e sexóloga Vânia Beliz refere que este é “o livro que faltava para as famílias e profissionais, resultado de um trabalho, único, na prevenção da violência e abuso sexual contra crianças”; Tito Morais, fundador do projecto MiudosSegurosNa.Net, afirma que é uma “leitura essencial para pais, educadores e profissionais que trabalham com crianças e jovens. Um autêntico manual sobre como prevenir a violência sexual contra crianças.” 

O autor do livro, Ângelo Fernandes é o fundador da associação Quebrar o Silêncio, a primeira organização de apoio para homens e rapazes vítimas de violência sexual que nos primeiros cincos registou 469 pedidos de apoio. Em 2017 o autor partilhou publicamente a sua história de abuso sexual na infância, “quando tinha 10 anos fui abusado sexualmente por um amigo da família e cresci toda a minha a vida a acreditar que tinha sido um caso isolado e que era o único. Hoje sei que um em cada seis homens é vítima de abuso sexual.” 

De Que Falamos Quando Falamos de Violência Sexual Contra Criançasé publicado pela editora Pergaminho e está disponível nas livrarias a partir do dia 13 de Outubro.