Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Novo livro: "Desafiar o género. O transgénero na literatura infantil"

desafiar o género livro

A diversidade de género ocupa um lugar cada vez mais relevante no espaço público, muitas vezes devido a controvérsias que sobem de tom quando se referem à identidade das crianças. Encarando o assunto com rigor e sem reservas, o livro "Desafiar o género. O transgénero na literatura infantil" é, acima de tudo, um desafio às conceções tradicionais e normativas de género, tendo como mote a análise das representações do transgénero na literatura infantil.

 

Os livros para crianças têm o poder de reforçar normas sociais dominantes, naturalizando o que foi produzido pela história, como o género. De modo diverso, os livros aqui analisados procuram discutir esta construção, deixando em aberto o que muita literatura infantil procura encerrar. As suas histórias reproduzem os dilemas com que muitas crianças são confrontadas, oferecendo uma poderosa entrada para as suas vidas. Assim, mais do que um estudo situado dentro das fronteiras de um género literário, este livro dinamita as fronteiras desse outro género sociocultural, oferecendo um mapa pluridisciplinar da diversidade de género e do transgénero, que se manifestam, muitas vezes, já na primeira infância.

Para o autor do livro, Emanuel Madalena, o facto de não existirem mais livros deste tema em Portugal pode estar associado à falta de aposta, por editoras independentes, no tema do transgénero e, ao mesmo tempo, é um “problema de adultos, dado que são eles quem escolhem os livros, sobretudo, para a primeira infância.” 

“Além de tudo isto, é essencial apostar numa literatura para a infância de qualidade (...) e preparar um mundo mais livre para os bebés que aí vêm, façam também como a avó do Julián Is a Mermais e celebrem as crianças que já cá estão, em toda a sua diversidade. 

É preciso apostar na literatura infantil que expende, na lógica de diversidade e do multiculturalismo, a sua capacidade de ser uma janela para a experiência do Outro e uma porta aberta para a interação com o diverso (...).” – excerto do livro. 

Até à data já foram feitos dois lançamentos do livro, um em Lisboa, no Mercado Aberto do Livro, no passado dia 26 de Novembro e no Porto, no dia 10 de Dezembro, na Livraria Aberta. 

Emanuel Madalena, autor do livro, é doutorado em Estudos Literários e mestre em Estudos Editoriais pela Universidade de Aveiro. É também mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto. É investigador colaborador no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC), na intersecção entre a literatura infantil e os estudos de género e LGBTIQ+, especialmente no âmbito da diversidade de género.

 

Jéssica Vassalo