Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Novo livro: "Poemas eróticos sobre frades, freiras e padres, nos clássicos da literatura portuguesa"

Poemas Eroticos Frades Freiras e Padres

No próximo dia 4 de Fevereiro será apresentado o livro : "Poemas eróticos sobre frades, freiras e padres, nos clássicos da literatura portuguesa" na FNAC do Chiado, em Lisboa, às 16 horas. O livro será apresentado por Arlindo Caldeira (historiador) e Joaquim Vieira (jornalista).

 

Fica a par de mais informações sobre este livro organizado por Victor Correia: "O amor e a sexualidade eram praticados por freiras com indivíduos que não pertenciam à Igreja, ou por frades e freiras entre si, mas também entre os próprios frades. Era evidente a preocupação com as relações entre os frades e membros do clero, nas regras monásticas e eclesiásticas medievais. Assim, por exemplo, devido a casos ocorridos entre os frades, a regra de São Bento estabelecia que os frades dormissem em camas separadas, de preferência num mesmo lugar, em companhia dos frades mais velhos, sempre vestidos, e que uma luz permanecesse acesa no dormitório. Os frades mais novos não deviam ter camas próximas uns dos outros, mas sempre intercaladas com as dos frades mais velhos.

Ainda em relação à época medieval, existia a expressão “vício dos clérigos”, popularizada pela obra de São Pedro Damião, escrita entre 1048 e 1054, intitulada: Livro de Gomorra. Segundo informa Jeffrey Richards, São Pedro Damião trata nesta obra das relações sexuais do clero, e preocupa-se também com as diversas manifestações das relações sexuais entre os frades. Anotou as circunstâncias das transgressões, além de anotar medidas contra esse comportamento. São Pedro Damião criticava principalmente os padres homossexuais (então chamados “sodomitas”), que se confessavam entre si, para que recebessem penalidades brandas, e os que pecavam com penitentes que haviam confessado as práticas sexuais. São Pedro Damião era contra a entrada de homossexuais no sacerdócio e nos mosteiros, e através da sua obra falou portanto de uma prática que existia entre clero e frades, cuja fraternidade era muito mais do que espiritual.

Alguns indivíduos, para esconderem a sua homossexualidade, dado que não se casavam, e para não causar estranheza o facto de não se casarem, ingressavam na vida monástica e eclesiástica, mas com o tempo acabavam por não resistir mais. Ao longo da História são muitos os relatos de relações homossexuais entre frades e padres, na Europa. Em Portugal, por exemplo os arquivos da Inquisição, guardados na Torre do Tombo em Lisboa, contêm vários relatos de relações sexuais entre frades e freiras, mas também entre frades, nos séculos XVI e XVIII.

Também no que diz respeito a lésbicas, e conforme afirma a historiadora Ana Lúcia Santos, os mosteiros eram os locais mais referidos quando se tratava de relações amorosas e sexuais entre mulheres, “uma vez que, para além de serem espaços segregados, eram espaços de convívio intensivo onde se fortaleciam laços e se partilhavam camas”. A primeira obra literária homoerótica publicada em Portugal, no ano de 1877, foi precisamente sobre o lesbianismo nos conventos: "Os jogos lésbios ou os amores de Joaninha".

Nos tempos de hoje há alguns exemplos de obras literárias e históricas sobre o lesbianismo nos conventos. Assim, por exemplo no livro Atos Impuros  (título em português), a historiadora Judith C. Brown, da Universidade Wesleyan, nos Estados Unidos, relata um caso sexual ocorrido entre as freiras italianas Benedetta Carlini e Bartolomea Crivelli, por volta de 1620. Benedetta, que fora enviada pelos seus pais para um convento na Toscana, começou a ter” visões místicas” e, segundo a historiadora "usava sua possessão por um espírito masculino como explicação para os actos com a outra freira", que foi nomeada sua cuidadora durante os seus "períodos de êxtase". Alguns anos mais tarde, durante uma investigação levada a cabo pela Igreja católica, descobriu-se que as duas freiras mantinham entre si relações sexuais há alguns anos. Esta história inspirou o filme biográfico "Benedetta", lançado em 2022.

A edição é da Guerra e Paz. O livro chega às livrarias do país a partir de 7 de Fevereiro.