Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Novo regulamento para pessoas trans em estabelecimentos prisionais

Pessoas Trans prisões regulamento

Foi implementado um novo regulamento nos estabelecimentos prisionais com vista ao cumprimento da Lei nº. 38/2018, pela autodeterminação da identidade e expressão de género, bem como pela protecção das características sexuais de cada pessoa.  A informação foi adiantada esta semana pela SIC.

Segundo a partilha da Direção Geral de Estabelecimentos Prisionais (DGEP) com a SIC, este regulamento passará a ter em conta a avaliação da identidade de género de pessoas trans, caso estas se identifiquem com o género masculino ou feminino, independentemente das suas características sexuais primárias ou secundárias, garantindo a sua protecção e segurança a partir do princípio de autodeterminação de género.

pexels-donald-tong-143580.jpg

Até ao momento, pessoas trans que tivessem de cumprir pena criminal em Portugal, eram encaminhadas para estabelecimentos prisionais masculinos/femininos de acordo com o sexo atribuído à nascença, levando a inúmeros relatos de discriminação e assédio sexual. Esta situação mostra não só o desrespeito e incumprimento da Lei de Identidade e Autodeterminação de Género como revela a perpetuação da patologização das pessoas trans em cumprimento de pena criminal, sendo exposto o encaminhamento de Mulheres Trans para o Hospital Prisão de Caxias, mesmo que estas não apresentassem qualquer doença ou patologia clínica.
Ainda, segundo a partilha de Hermínio Barradas à SIC, Presidente da Associação Sindical Corpo de Chefias Guardas Prisionais, a implementação deste novo regulamento parece
causar discordância no que toca o processo de revistas de pessoas Trans que não tenham completado o processo de transição de género. Considerando que, a realização do processo de revista dever ser tida “por um elemento de vigilância ou segurança do mesmo género com o qual a pessoa transgénero se identifique” (SIC), gerando constrangimento e colocando em causa a dignidade dos trabalhadores pela exposição à inadequação “género/sexo” dos reclusos.
Ainda que a DGEP afaste a hipótese de quaisquer focos de insegurança dentro das cadeias portuguesas na implementação deste regulamento, deparamo-nos uma vez mais
com a falta de mecanismos para a inclusão da identidade de género no sistema prisional português, mostrando ainda uma falta de preparação destes estabelecimentos para com pessoas trans, não-binárias, intersexo e de género diverso.
O poder judiciário português parece mostrar até então, quatro anos após a
implementação da segunda lei de identidade de género, a falta de adaptação com a legislação sobre a diversidade e autodeterminação de género, assentindo as formas de violência e preconceito de género/sexual dentro do sistema prisional português.
Esperamos que, com isto, sejam criados mecanismos específicos que salvaguardem a dignidade e necessidades especiais das pessoas trans, assim como de todos profissionais de estabelecimentos profissionais, incluindo o seu acompanhamento e formação nas questões trans.

 

Daniel Santos Morais é mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Feminista, LGBTQIA+, ativista pelos Direitos Humanos.
Partilha a sua vida entre Coimbra e Viseu.