Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Novo romance do activista LGBTI+ Samuel F. Pimenta sobre o mito da fundação de Lisboa chega às livrarias em Novembro

Ophiusa livro Samuel F Pimenta

No novo romance mitológico de Samuel F. Pimenta, "Ophiussa", o autor revisita o mito da fundação de Lisboa e das suas sete colinas, segundo a tradição oral lisboeta. 

 

“Até aos dias de hoje, em Lisboa, continua a ser narrado o encontro entre Ophiussa, uma deusa e rainha metade mulher, metade serpente, e Ulisses, o famoso herói da Odisseia. Mas sempre me incomodou que, nesta história, tenha sido privilegiado o olhar de Ulisses, a quem foi atribuída a fundação da cidade de Lisboa, como se as pessoas que já cá viviam antes de ele chegar não tivessem relevância. E foi precisamente nisso que me centrei ao escrever este livro. ‘Ophiussa’ é uma versão do mito sob o olhar de quem já cá estava a viver e viu o seu modo de vida ameaçado com a chegada da barca de Ulisses e dos deuses olímpicos. Além disso, é também um exercício de reflexão sobre os primórdios do patriarcado e de como sociedades governadas por mulheres, num tempo em que a humanidade ainda cultuava a Deusa, se tornaram reféns de novos deuses e dos seus heróis. À semelhança de outros mitos mundialmente conhecidos, em que deuses ou heróis masculinos usurpam o poder às deusas, ou até as matam, o mito de Lisboa também é um excelente testemunho para a compreensão dessa transição histórica, que nos afecta até aos dias de hoje”, conta Samuel F. Pimenta. 

Ophiussa é publicado pela Edições Mahatma e tem apresentação agendada para 2 de Novembro, na FNAC Chiado, em Lisboa, pelas 18h30. O livro será apresentado por Sofia Batalha, autora e oradora, e pela actriz Inês Oneto.

Samuel F. Pimenta é activista LGBTI+, poeta e escritor, tem 32 anos e este é o seu oitavo livro publicado. Nasceu em Alcanhões, Santarém, começou a escrever com 10 anos e licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Com o seu último livro, Ascensão da Água, ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada 2019.

 

Jéssica Vassalo

Publicidade