Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Número recorde: 160 participam no maior evento desportivo LGBT em Portugal

As equipas Dark Horses e Lisbon Crows são as anfitriãs do já habitual Pitch Beach, o evento desportivo que decorre de 26 a 28 de Junho entre Lisboa e Carcavelos. O torneio, organizado pela associação Boys Just Wanna Have Fun, e que já vai na quinta edição, conta este ano com um número recorde de inscritos: 160 entre jogadores de volley, de rugby e apoiantes destas modalidades oriundos da Bélgica, Espanha, França, Itália, Reino Unido e claro, Portugal.

Entre sexta-feira e sábado, entre as 09h30 e as 13h00, 160 atletas e fãs marcam presença em ambas localidades (na sexta-feira os jogos de rugby e de voleibol terão lugar no Estádio Universitário e no Sábado o torneio de praia de ambas modalidades tem lugar na praia de Carcavelos). Na tarde antes decorre no Museu do Chiado, em Lisboa, uma recepção às equipas estrangeiras para mostrar os encantos da capital portuguesa e que inclui uma ronda pelo Príncipe Real onde se localizam os estabelecimentos parceiros que apoiam a organização.

E quem são as equipas participantes neste 5º Pitch Beach que põe à prova adeptos do rugby e do voleibol? Para além dos Dark Horses, que recentemente ganharam um troféu em França, há quatro outras equipas de rugby: do Reino Unido os Bristol Bisons e Kings Cross Steelers (Londres), de Paris vêm os Les Gaillards e a representar Bruxelas estarão os Straffe Ketten. No voleibol para além dos corvos lisboetas há uma equipa de Bruxelas (Brussels Blondies), uma de Madrid (Asteria Madrid) e outra de Milão (Italia Volley) e quatro equipas de Londres (London Devils, Sunlight Players, Powergirls e Titans).

O remate do Pitch Beach é feito no Sábado à noite no Arraial Lisboa Pride, no Terreiro do Paço, em Lisboa. Depois do jantar e da cerimónia de entrega dos troféus, os Dark Horses e os Lisbon Crows reúnem-se no bar da associação Desportiva Boys Just Wanna Have Fun que marcará presença na festa organizada pela ILGA Portugal.

Embora no estrangeiro exista tradição de torneios e competições entre pessoas LGBT e simpatizantes, em Portugal o evento desportivo organizado pelos BJWHF é caso único. A um nível mais amador existem outras modalidades que se encontram circunscritas às organizadas por associações LGBT como a rede ex aequo (Clube Tejo) e a ILGA Portugal (MOVE).

Os Dark Horses costumam participar na Union Cup (campeonato europeu de equipas) e querem ir à próxima Bingham Cup que se realiza já em Agosto, em Sidney, na Austrália. Já os Lisbon Crows o ano passado marcaram presença no Torneio Internacional de Paris.

Os Dark Horses surgiram em 2009 e são a primeira equipa de rugby gay friendly em Portugal. Para além de Lisboa, no Porto existe outra equipa de rugby aberta a todos os praticantes independentemente da orientação sexual, os Oporto Spartans.