Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O ano em 10 entrevistas exclusivas do dezanove

 

entrevistas.jpg

Ao longo de 2016 o dezanove publicou cerca de 50 entrevistas. Aqui fica um apanhado dos 10 protagonistas e figuras públicas com quem falámos. Uma oportunidade para ler (ou reler) as conversas mais estimulantes e surpreendentes que mantivemos nestes últimos 12 meses.

 

Adrian de Berardinis: “A parte do cérebro que é estimulada pela comida é a mesma que nos excita sexualmente”

Encontrámo-nos com o Chef Adrian de Berardinis em Lisboa depois de ter passado por Madrid. A conversa decorreu entre garfadas e colheradas de comida. O encontro decorreu n'O Boteco, no Bairro Alto. E, no menu constavam várias iguarias da cozinha portuguesa: Jaquinzinhos Fritos, Açorda de Gambas, Amêijoas à Bulhão Pato e até um risotto italiano com sabores portugueses. O mote foi a vinda do The Bear-Naked Chef a Lisboa para a gravação de um dos episódios da sua série “Travel Edition”.

 

Victor Hugo Barreto: “Para participar em orgias tem que ser macho, discreto e puto”

As orgias entre homens no Rio de Janeiro são o tema de estudo do brasileiro Victor Hugo Barreto. O antropólogo, que concluiu o doutoramento sobre o assunto na Universidade Federal Fluminense no Brasil, encontrava-se em Lisboa como pesquisador associado ao CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia. Em entrevista ao dezanove.pt, explica as regras e princípios destes encontros que podem ter até 200 homens.

 

Edie Läpore: “Fui a primeira 'drag' a ter um single original”

Trata-se de uma das mais novas revelações da noite gay lisboeta. Possuidora de um visual camaleónico, já tem no currículo actuações nas festas Rabbit Hole, no Trumps, no Arraial Pride e na Conga. No campo da moda, já marcou presença na Lisbon Fashion Week. Lançou o seu primeiro tema: Starquake. Com apenas 21 anos é determinada, frontal e não ficará certamente por aqui.

 

Joaquim Monchique: "Tudo serve para o humor"

É um actor multifacetado, com personagens inesquecíveis quer no teatro, quer na televisão: Pilita ou Bicha Antiga são algumas que ainda fazem eco na memória de todos. Entra todas as semanas pelas nossas casas a dentro no hilariante programa Donos Disto Tudo.

 

Jovem Conservador de Direita: "As pessoas LGBT podem casar-se desde que seja com pessoas de um sexo diferente"

Vê-se como um novo Paulo Portas depois de passado pela plaina, promete descontos aos gays na aquisição de malas e sapatos e revela que o armário da Direita não é grande, é enorme. Fica a conhecer os ideais deste Jovem Conservador de Direita, que volta e meia fala em "homens belos", nesta entrevista em que a realidade supera a ficção. Ou será o contrário?

 

Simão Teles/Symone De Lá Dragma: “Não quero que me vejam apenas como um homem dentro de um vestido, mas como uma obra de arte que é um todo confeccionado”

Simão Teles tem 19 anos é escalabitano e tem um fascínio pela arte dramática. Com a personagem Symone De Lá Dragma esteve em destaque no programa “The Voice Portugal” da RTP1. Mas aqui falamos do seu percurso pessoal e artístico.

 

 

Frederico Lourenço: “As grandes religiões mundiais são homofóbicas”

Já tinha traduzido “Odisseia” e “Ilíada” e está agora na ribalta depois de publicar a tradução do original em grego para português dos quatro evangelhos do Novo Testamento. Seguir-se-ão mais cinco livros com as restantes escrituras do Novo e Velho Testamentos. O professor universitário Frederico Lourenço falou com o dezanove sobre o processo de tradução e a sua relação com Deus, o cristianismo e o judaísmo.

 

Rita Alcaire: “A assexualidade é uma orientação sexual, não é uma escolha”

Usa-se muito frequentemente, em tom de brincadeira, a ideia de que os assexuais preferem bolo a sexo, estando muitas vezes retratada esta metáfora em eventos e marchas LGBTIA+. Para ajudar-nos a esclarecer o conceito e também para tirar algumas dúvidas sobre este tema que, pelo menos no nosso país, ainda é para muitos desconhecido ou gera dúvidas, entrevistámos Rita Alcaire, que está a desenvolver, na Universidade de Coimbra, para o seu doutoramento um projecto colaborativo de investigação-acção intitulado “The Asexual Revolution: discussing asexuality through the lens of human rights”.

 

Celso Esteves: “A solução nunca passa por ouvir e calar”

O caso de Celso Esteves tem um ano. Um folheto anónimo espalhado pelo campus da Universidade de Aveiro acusava-o de não poder integrar a comissão de praxes por ser homossexual. O estudante da Universidade de Aveiro (UA) denunciou o caso junto da Reitoria da Universidade, Celso não se calou, o caso foi até noticiado na comunicação social, mas a queixa acabou arquivada por falta de provas.

 

Krzysztof Charamsa: “Os gays católicos não sabem que o Vaticano se ri deles”

Krzysztof Charamsa esteve debaixo dos holofotes nas aquando da sua passagem por Lisboa para promover o livro “A primeira pedra. Eu, padre gay, e a minha revolta contra a hipocrisia de igreja”, editado pela Planeta. Krzysztof Charamsa foi o primeiro padre a trabalhar no Vaticano a declarar-se homossexual e a apresentar o seu companheiro. Agora, em entrevista ao dezanove.pt, analisa o impacto da estadia em Portugal, o papel de associações de homossexuais católicos e o protagonismo das associações de leigos, como é o caso da Associação Portuguesa dos Psicólogos Católicos.