Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O novo anúncio da Sumol é inclusivo (com vídeo)

Assume Portugal Sumol

A nova publicidade da Sumol fala de assumir as paixões de Verão, que, entre outras, vão desde o farnel à sunga, do futebol à sardinha, da bifana ao bailarico, da tentação à camisola, bandeira e sotaque. Sem esquecer o “linguado”.

É justamente aqui que aparece a Ingrid Mestre a beijar uma mulher cis, tornando-se assim na primeira mulher trans a surgir num anúncio para a televisão em Portugal.

Ao ser contactada pelo dezanove.pt, Ingrid refere que “Participar no projecto da Sumol “Laranjas do Algarve” foi um enorme orgulho para mim, e ser a primeira mulher trans a passar em anúncios na televisão portuguesa é um passo extremamente importante para a comunidade trans e não binária”, pois esta comunidade tem “pessoas extremamente talentosas, mas que infelizmente a sociedade não nos dá as devidas oportunidades por terem alguns preconceitos em relação à nossa existência”. Ingrid deseja ainda e espera que “dêem oportunidades a outras pessoas trans nos media portugueses, porque o que interessa é estarmos visíveis”. Quanto ao anúncio, refere que este “representa[-me] eu, uma mulher trans a “beijar“ uma mulher cis e é um perfeito exemplo que a identidade de género é uma coisa e a orientação sexual é outra distinta e por isso eu tenho de agradecer à Sumol e à produtora Playground pela iniciativa, coragem e acima de tudo pela diversidade”.

O mote da Sumol é “assume que gostas, assume Portugal” e é desta forma que apresenta o seu novo produto, mas também para a inclusão que consegue incutir com este reclame colocando uma mulher trans e uma mulher cis negra num beijo lésbico que se torna num marco na publicidade em Portugal.

“Intensamente Português” e “Orgulhosamente Sumol”, o novo Sumol Laranjas do Algarve está a conquistar a Internet e em apenas três dias já teve mais de 111 mil visualizações no Youtube.

Marta Pimentel Santos