O novo anúncio da Sumol é inclusivo (com vídeo)
A nova publicidade da Sumol fala de assumir as paixões de Verão, que, entre outras, vão desde o farnel à sunga, do futebol à sardinha, da bifana ao bailarico, da tentação à camisola, bandeira e sotaque. Sem esquecer o “linguado”.
É justamente aqui que aparece a Ingrid Mestre a beijar uma mulher cis, tornando-se assim na primeira mulher trans a surgir num anúncio para a televisão em Portugal.
Ao ser contactada pelo dezanove.pt, Ingrid refere que “Participar no projecto da Sumol “Laranjas do Algarve” foi um enorme orgulho para mim, e ser a primeira mulher trans a passar em anúncios na televisão portuguesa é um passo extremamente importante para a comunidade trans e não binária”, pois esta comunidade tem “pessoas extremamente talentosas, mas que infelizmente a sociedade não nos dá as devidas oportunidades por terem alguns preconceitos em relação à nossa existência”. Ingrid deseja ainda e espera que “dêem oportunidades a outras pessoas trans nos media portugueses, porque o que interessa é estarmos visíveis”. Quanto ao anúncio, refere que este “representa[-me] eu, uma mulher trans a “beijar“ uma mulher cis e é um perfeito exemplo que a identidade de género é uma coisa e a orientação sexual é outra distinta e por isso eu tenho de agradecer à Sumol e à produtora Playground pela iniciativa, coragem e acima de tudo pela diversidade”.
O mote da Sumol é “assume que gostas, assume Portugal” e é desta forma que apresenta o seu novo produto, mas também para a inclusão que consegue incutir com este reclame colocando uma mulher trans e uma mulher cis negra num beijo lésbico que se torna num marco na publicidade em Portugal.
“Intensamente Português” e “Orgulhosamente Sumol”, o novo Sumol Laranjas do Algarve está a conquistar a Internet e em apenas três dias já teve mais de 111 mil visualizações no Youtube.
Marta Pimentel Santos