Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O que aprendemos com o Dia Nacional da Saúde Sexual?

pexels-dainis-graveris-3773663.jpg

Há dias marcantes e especiais, como os dias de nascimento (o nosso, os dos nossos filhos, os dos nossos pais,…).

Existem dias como os feriados, que são diferentes e que nos proporcionam momentos de lazer em datas importantes. No entanto, convém estar atento a eventos de dias nacionais que nos alertam para temáticas de grande relevância, para temas que merecem a nossa reflexão.

Após o Dia Nacional da Saúde Sexual ter sido aprovado por unanimidade pelo Parlamento Português em 2021, Portugal tornou-se o primeiro país a instituir o Dia Nacional da Saúde Sexual, celebrado a 4 de Setembro.
A criação do Dia Nacional da Saúde Sexual visa dar o devido protagonismo a um assunto de importância capital, é um tema que merece a nossa atenção. Existem eventos que nos ajudam a obter informação esclarecida sobre este assunto e aquele de que lhe vamos falar é um deles!

 

Omgyno
A Omgyno é uma plataforma liderada por pessoas conscientes do papel da saúde sexual e menstrual no mundo. Falamos de mulheres independentes, fortes, inteligentes e solidárias.
No site da Omgyno, é lançado o repto: “Assume o controlo do teu corpo e pratica o auto-cuidado com privacidade”.
Esta frase ajuda a explicar o propósito desta empresa. A Omgyno é uma plataforma criada a pensar no bem-estar das pessoas na área da saúde sexual e menstrual. A plataforma presta então um importante apoio, de forma a que possa existir um desenvolvimento mais esclarecido.
A omgyno quer derrubar tabus relacionados com o género feminino, esclarecendo, informando e ensinando as pessoas em áreas em que ainda abunda o silêncio ou a ignorância.
O convite do projecto Mu.Sex para estar presente no Dia Nacional da Saúde Sexual revela-se assim uma justa recompensa, um reconhecimento do valor e da importância do trabalho realizado. Queres saber mais sobre a sua saúde e bem-estar sexual? Então, acompanha a Omgyno

 

O que é o projecto Mu.Sex?
A Saúde Sexual consiste num estado de bem-estar físico, mental e social em relação à sexualidade. O projecto Mu.Sex visa consciencializar e reconhecer a importância da saúde
sexual, nomeadamente no género feminino.
A exposição Amor Veneris - Viagem ao Sexual Feminino ocorre semanalmente e é uma das formas de constatar a relevância do projecto Mu.Sex. Esta exposição apresenta um cariz
pedagógico evidente e conta com curadoria de Marta Crawford e Fabrícia Valente.
A exposição está centrada no prazer sexual feminino, embora não se cinja a um modelo único de mulher, mas sim a vários tipos de corpos (andróginos, intersexo, entre outros).
Quem desejar visitar esta exposição, só tem de ir ao Palácio Anjos, em Algés. No entanto, só tem até ao dia 30 de Dezembro de 2022 para o fazer. Esta foi apenas a primeira exposição do Mu.Sex que significa Museu Pedagógico do Sexo. Apesar do nome, Museu Pedagógico do Sexo, este museu não é um edifício (ainda, embora a ideia passe também por aí). Não se trata de um espaço físico, propriamente dito. Marta Crawford explicou que mais do que um museu, trata-se de um conceito que interessa explorar. Sabe mais, aqui

 

Teresa Campo / omgyno