Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O que é que preservativos e fado têm em comum?

O Dia Internacional do Preservativo com actuação das Fado Bicha, numa iniciativa GAT e AHF

condoms gay lube

Dia 13 de Fevereiro, no Largo do Intendente, Lisboa, será assinalado o Dia Internacional do Preservativo com animação, distribuição de preservativos e rastreios rápidos e anónimos ao VIH, sífilis, hepatite B e hepatite C. Tudo grátis. As actividades começam pela manhã e só terminam ao fim da tarde.
O GAT junta-se à sua parceira internacional AHF organizando em Lisboa um dos vários eventos comemorativos “Sempre na Moda”, que ocorrerão simultaneamente em 45 países, para destacar a importância de ajudar as pessoas a assumirem o controlo da sua saúde através do acesso gratuito e universal à educação sexual e a métodos de prevenção como o preservativo.
O programa é o seguinte: Logo às 10h começarão os rastreios e a distribuição de lubrificante e de preservativos, tanto externos / “masculinos” como internos / “femininos”. Até às 17h30 estes serviços estarão a ser prestados numa carrinha e tenda, bem como por voluntários e mediadores que andarão pelo Largo e arredores.
Quanto à animação, está garantida. Às 12h assistiremos à pintura interactiva de um mural por PorcaFlor, acompanhada da primeira actuação do DJ Marcolan.
Às 15h o palco no meio da praça irá receber a performance de corpo de ⒶURORⒶ. E logo depois, o concerto das Fado Bicha. A tarde termina com a segunda actuação do DJ.
 

WhatsApp Image 2023-02-09 at 18.25.15 (1).jpeg

WhatsApp Image 2023-02-09 at 18.25.15.jpeg

#SempreNaModa
Ricardo Fernandes, director executivo do GAT, argumenta que “defender o uso do preservativo é mais vital do que nunca, quando mais de 1 milhão de infecções sexualmente transmissíveis são reportadas diariamente num mundo que está muito atrás das metas de prevenção do VIH definidas pela ONUSIDA. Mas podemos virar a página, trabalhando para garantir que toda a gente tenha acesso a preservativos, um dos vários métodos de prevenção existentes.”
Esta é uma iniciativa da AHF AIDS Healthcare Foundation com o GAT Grupo de Ativistas em Tratamentos, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa – através do programa Lisboa Sem SIDA, e com a Junta de Freguesia de Arroios.