Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“Oficina de Género” com Isaac Santos e visita orientada por Fabrícia Valente no Musex 

musex

Este Domingo, 18 de Dezembro, às 11h, realiza-se o workshop “Oficina de Género”, conduzido por Isaac Santos, homem trans e activista LGBTQIA+, onde se discutirá e analisará o género como espectro. Após o workshop, às 12h, Fabrícia Valente, co-curadora do Musex, realiza uma visita orientada à exposição Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino. Às 15h, realiza-se, como é habitual, outra visita orientada, dirigida ao público em geral, e, pelas, 16h30, em parceria com a Locus Acesso, vai decorrer ainda uma visita acessível para pessoas cegas ou com baixa visão.

Isaac dos Santos tem 25 anos e é um homem trans e activista LGBTQIA+, com foco em questões da causa trans. Na sua prática, parte da sua experiência pessoal e do seu processo de transição para reflexões sobre transfobia, masculinidade, patriarcado e direitos humanos. Na “Oficina de Género” pretende explorar, analisar e discutir o género como um espectro, criando um local de aprendizagem, introspecção e partilha de experiências para todos os presentes. A participação no workshop, limitada a dez pessoas, implica inscrição por e-mail para programacao@musex.pt.

As visitas orientadas, que têm a lotação máxima de 20 pessoas, implicam a compra de bilhete para a exposição e o levantamento de uma senha na bilheteira do Palácio Anjos, até uma hora antes do início da visita.

Para participar na visita acessível para pessoas cegas ou com baixa visão é necessária inscrição através do e-mail programacao@musex.pt, indicando se traz acompanhante.

Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino é uma exposição idealizada pela sexóloga Marta Crawford, com curadoria de Marta Crawford e Fabrícia Valente. É a primeira exposição do MUSEX – Museu Pedagógico do Sexo, realizada com o apoio do Município de Oeiras.  

A exposição, que se encontra patente até 30 de Dezembro, enaltece o tema Amor Veneris (clitóris), numa perspectiva artística e científica, procurando promover uma experiência pedagógica, provocadora e irreverente. Pretende ainda levar o público a reflectir sobre a pertinência do tema do prazer sexual feminino e da sexualidade feminina, incidindo em temas como o consentimento e o não consentimento, a violência sexual sobre as mulheres e a resposta sexual feminina, entre outros.  

Amor Veneris – Viagem ao Prazer Sexual Feminino conta com cenografia d'Os Espacialistas e obras dos artistas Alice Geirinhas, Álvaro Leite Siza, Ana Mendieta, Ana Rito, Annette Messager, Clara Menéres, Ernesto de Sousa, Fátima Mendonça, Fernanda Fragateiro, Inês Norton, Isabel Baraona, Jamie McCartney, Janine Antoni, Julia Pietri, Julião Sarmento, Laure Prouvost, Louise Bourgeois, Lourdes Castro, Maria Beatriz, Maria Souto de Moura, Marta María Pérez, Noé Sendas, Paula Rego, Polly Nor, Sara Maia, Sophia Wallace, Sue Williams, Susana Mendes Silva e Teresa Crawford Cabral.

A exposição apresenta ainda obras inéditas de Ana Pérez-Quiroga, Ana Rocha de Sousa, Error-43 e da perfumista Cláudia Camacho. Por se tratar de uma exposição em que o diálogo com a arte e a ciência tem um papel fundamental, foram criadas várias instalações interactivas de carácter lúdico-pedagógico referentes ao funcionamento do cérebro e aos seus sentidos, bem como outros conteúdos audiovisuais de autores como Lori Malépart-Traversy, Rachel E. Gross, Rankin & Trisha Ward, Daphné Leblond & Lisa Billuart Monet e Erika Lust. 

O Museu Pedagógico do Sexo é um projecto criado por Marta Crawford, em 2010. A missão do Musex é promover o conhecimento e a reflexão sobre a sexualidade humana, numa perspectiva educativa, através de expressões artísticas e de conteúdos científicos. O seu programa de acção visa intervir de forma activa na sociedade, de forma a eliminar preconceitos e a informar, divulgar e ensinar, de forma directa e simples como se pode fomentar uma boa vivência da sexualidade. Musex é o único museu do mundo dedicado ao estudo da sexualidade humana que faz a ponte entre a sexualidade e a arte contemporânea.