Ópera Boys of Paradise no Drama Bar em Lisboa
No dia 28 de Setembro, às 23h00, o Drama Bar recebe a apresentação da ópera Boys of Paradise, uma obra do compositor britânico Vahan Salorian com libreto de Dominic Kimberlin, agora traduzida para português por João Valido Vaz, que irá encerrar o festival Reverso da Cossoul, um encontro de autores, artistas e editores que pretende promover o encontro e a partilha de projectos e ideias independentes.
Este evento é o culminar da residência artística do projecto que decorre a partir de dia 23 de Setembro, com o objectivo de trabalhar e apresentar a versão portuguesa da ópera.
Boys of Paradise aborda de forma provocadora e imersiva temas centrais da cultura queer, e transporta os espectadores para o mundo nocturno gay de Lisboa, numa narrativa que reflecte sobre os prazeres e perigos desse universo, ao mesmo tempo que levanta questões sobre preconceitos, estereótipos, drogas e chemsex.
Será acompanhada por piano numa versão semi-encenada, tendo como casa o Drama Bar, um bar e espaço cultural queer na Graça e que celebra agora o seu primeiro aniversário-
Esta apresentação marca um passo importante rumo à estreia oficial da versão portuguesa totalmente encenada e com orquestra de câmara. Este projecto procura ocupar novos espaços, como discotecas e bares, para expandir os limites da expressão operática e amplificar temas relevantes para a comunidade LGBTQIA+.
A encenação é de Ricardo da Rocha, e o elenco inclui Marios Maniatopoulos (Twink), Teresa Projecto (Fag Hag), João Valido Vaz (Cub), Ricardo Panela (Corvo), Carlos Flores Baltazar (Corvo) e Arthur Filemon (Falcão) contando ainda com a participação especial da Drag residente do Drama Bar, Mary Poppers.
Esta primeira apresentação do projecto será uma oportunidade única de entrar no mundo de Boys of Paradise e acompanhar o desenvolvimento de uma obra que promete desafiar e celebrar a ópera contemporânea e a cultura queer em Portugal.
Este projecto tem o apoio do site dezanove.pt, guia Lisbon Gay Circuit, Cossoul, DGArtes, Drama Bar e ILGA Portugal.