Os filmes LGBT do FESTin 2018 (com vídeos)
Tem início esta semana mais uma edição do FESTin, Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. A festa decorre de 27 de Fevereiro a 6 de Março. Ao Cinema São Jorge junta-se o Instituto Cervantes. Na mostra serão apresentadas obras vindas da Berlinale, Festival de Cinema de Berlim, e do GUIÕES, Festival do Roteiro de Língua Portuguesa. Como vem sendo habitual existem filmes LGBTI que irão ser apresentados no festival. A saber:
“Diamante, O Bailarina” (2016, Brasil) de Pedro Jorge
Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha. Diamante (Sidney Santiago) ganha fama no boxe pelo seu domínio corporal e pelos seus golpes, que lembram uma dança no ringue e rendem-lhe o apelido de "O Bailarina". O que poucos sabem é que, à noite, ele dança num clube LGBT como a glamourosa drag queen Sahara Diamante. Ao longo da sua jornada, tem que lidar com um treinador preconceituoso, que quer impedi-lo de competir num importante torneio.
27 de Fevereiro, terça-feira, 18h30; Sala 3, Cinema São Jorge, Competição de Curtas 1
“Como Nossos Pais” (2017, Brasil) de Laís Bodanzky
A perfeição não existe na vida de ninguém e nem na de Rosa (Maria Ribeiro). Uma heroína dos tempos modernos, que após uma revelação da sua mãe a sua vida muda por completo. É essencialmente uma película no feminino, com personagens femininas fortes e uma realização poderosa. É este o filme de abertura do FESTin, estreou no Festival de Berlim e tem feito sucesso pelos festivais de cinema por onde tem passado. Na sessão de abertura a realizadora marcará presença.
27 de Fevereiro, terça-feira, 21h30; Sala Manoel de Oliveira, Cinema São Jorge, Filme de Abertura
“A Gis” (2016, Brasil) de Thiago Carvalhaes
Gisberta, mulher transexual brasileira, vivia em Portugal. Há doze anos foi brutalmente assassinada e desde então tornou-se símbolo da luta por direitos das pessoas transexuais. Este documentário constrói o retrato de uma mulher despedaçada pela indiferença.
O documentário estreou no Brasil no final do ano de 2016 e fez parte integrante da competição In My Shorts do Queer Lisboa 21, em 2017. Volta a estar em competição na 9.ª edição do FESTin.
1 de Março, quinta-feira, 18h; Sala 3, Cinema São Jorge; Competição de Curtas 3.
“Querida Mamãe” (2017, Brasil) de Jeremias Moreira
Helô (Letícia Sabatella) tem uma relação conturbada com a sua mãe, Ruth (Selma Egrei), além de estar presa num casamento infeliz. Tudo muda quando ela conhece Leda (Cláudia Missura), por quem se apaixona e começa um empolgante romance. A nova relação não é bem aceite nem pela sua família e muito menos por Ruth, o que potencia o atrito entre as duas.
A película é baseada na peça de teatro escrita por Maria Adelaide Amaral com o mesmo nome e será exibida no Festival como parte da “Mostra Brasil”.
4 de Março, Domingo, 17h; Sala Manoel de Oliveira, Cinema São Jorge; Mostra Brasil.
Trailer: https://vimeo.com/235382634/b0d843e62b
O dezanove tem 10 convites duplos para sortear para o filme "Querida Mamãe". Vê no nosso Facebook como ganhar o teu convite: https://www.facebook.com/dezanove
Luís Veríssimo