Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Os filmes LGBTI+ da Festa do Cinema Italiano em Lisboa, Beja e Almada

L'immensità

A Festa do Cinema Italiano está de volta esta semana a Lisboa, mas também vao passar por outras cidades ao longo dos próximos meses. Este ano damos destaque a três filmes de temática LGBTI+:

L'IMMENSITÀ - POR AMOR -  Cinema São Jorge, Lisboa, dia 29.03 às 21:30
Adri, treze anos, questiona a sua identidade de género. Clara, sua mãe, batalha os seus demónios em silêncio. Esta é uma história de amor. Nomeado ao Leão de Ouro no 79º Festival de Veneza 2022 e protagonizado por Penélope Cruz, L'Immensità - Por Amor é uma obra íntima e autobiográfica, que nos transporta para o seio de uma família que vive em Roma nos anos 70 e para a crise de identidade de género de Adri, um adolescente em plena metamorfose. Um coming-of-age repleto de nuances e rasgos de puro e delirante escapismo, que se revelou um êxito na sua estreia comercial em Itália e que em Portugal vai ser distribuído pela PRIS Audiovisuais. 

Este filme vai depois ser exibido em Beja, no Pax Julia Teatro Municipal, a 21.04 pelas 21:30, no âmbito da digressão do festival no nosso país. 
 
 
IL SIGNORE DELLE FORMICHE - Cinema São Jorge, Lisboa, dia 04.04 às 21.30 e dia 06.04 às 22.00.
Nos anos 60, o intelectual italiano Aldo Braibanti é condenado por envolvimento sexual com um dos seus jovens alunos.
Itália, anos 60. Baseado em factos verídicos, Gianni Amelio traça o famigerado escândalo que implicou Aldo Braibanti, poeta, dramaturgo, ensaísta e homosexual. Após se ter envolvido com um jovem pupilo, Braibanti é acusado de plágio, ou seja, de ter submetido outra pessoa, física e psicologicamente, à sua própria vontade. Foi sentenciado a nove anos de prisão e a uma série de brutais tratamentos de eletrochoque. Estreado e premiado no Festival de Veneza, um vigoroso retrato histórico que reflete sobre a intolerância institucional de ontem e hoje.
Podes ganhar um convite duplo para assistir a este filme numa das sessões com o dezanove.pt. Ora confere:
 
 
 
Este filme vai depois ser exibido em Almada, no Auditório Fernando Lopes Graça, dia 05.04  às 21:00, no âmbito da digressão do festival no nosso país. 

 

SETTEMBRE - no Cinema São Jorge, Lisboa, dia 30.03 às 22.00 e dia 02.04 às 19.00.
Setembro é um mês para novos começos. Maria, Francesca e Guglielmo precisam de se sentir vivos (novamente).
A descoberta do sexo por dois adolescentes, a relação entre um homem e uma jovem prostituta, a amizade entre duas mulheres que descobrem que sentem algo mais uma pela outra. Giulia Louise Steigerwalt dá os seus primeiros passos atrás das câmaras com uma brilhante comédia de enredo, autêntica e subtil, que explora a natureza das relações humanas e a procura por um contacto mais genuíno com aqueles que nos rodeiam.