Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Ovnis, Monstros e Utopias: Três Curtas Queer" nos cinemas a 20 de Junho

unnamed (17).jpg

"Ovnis, Monstros e Utopias: Três Curtas Queer", sessão composta pelas mais recentes curtas-metragens dos realizadores Joana de Sousa, Ricardo Branco e André Godinho, estreia nas salas de cinema portuguesas no dia 20 de Junho.

 

"Entre a Luz e o Nada", "Sob Influência" e "Uma Rapariga Imaterial" serão apresentadas num programa que traça um caminho alternativo por universos que se aproximam, numa nova constelação de desejos, medos e lutas. Estes três gestos de cinema exploram técnicas e narrativas - da ficção científica ao horror, procurando novas formas de olhar e de fantasiar sobre outras possibilidades. 

"Entre a Luz e o Nada" de Joana de Sousa acompanha dois dias na vida de Shade, uma jovem não-binária que vive na periferia de Lisboa. Este filme, produzido pela Primeira Idade, teve a sua estreia mundial no IndieLisboa 2023 e recebeu vários prémios, como o de Melhor Curta-Metragem Portuguesa no Porto Femme 2024, o Prémio Casa Comum no último Queer Porto e é o primeiro a ser apresentado nesta sessão.

Segue-se "Sob Influência" uma obra de Ricardo Branco com produção da Promenade e Muiraquitã Filmes, que se estreou no QueerLisboa 2022, sobre uma jovem, que, ao longo de um fim de semana com um grupo de amigos, ganha dificuldades em lidar com a realidade.

Para encerrar a sessão, é exibido "Rapariga Imaterial", curta realizada por André Godinho e produzida pela Terratreme, que em 2022 recebeu os Prémios do Público e de Melhor Filme no Queer Lisboa. O filme conta a história de João, uma rapariga imaterial, que é o que quer ser, independentemente da sua idade, género ou cor de pele.

Em celebração do mês do orgulho LGBTQIA+, juntamos nos cinemas três curtas-metragens portuguesas que reflectem a multiplicidade e singularidade dos universos e vivências queer, através dos olhares diversos de três realizadores contemporâneos, afirma Justin Amorim da Promenade, responsável pela distribuição desta sessão de curtas-metragens.

Depois de terem sido exibidos em diversos festivais, estes filmes podem agora ser vividos em conjunto, numa exploração mútua de mundos misteriosos, sonhos inquietantes e visões singulares.

Passatempo

A produção deste evento está a organizar uma sessão no próximo dia 19 de Junho, pelas 21h30, no Cinema Ideal em Lisboa.

No final, a sessão vai ter uma conversa entre os realizadores, João Ferreira (QueerLisboa) e Ricardo Vieira Lisboa (Cinemateca Portuguesa).
 
 

O dezanove.pt juntamente com a produção destes filmes têm uma surpresa para ti! Gostarias de assistir?
Temos cinco convites duplos para oferecer para esta sessão.

Como ganhar um convite duplo?
Basta subscreveres a nova newsletter do dezanove.pt e reenviares a mesma para: dezanovept@gmail.com com o teu nome completo, nome do filme e sessão escolhida.

Dois dias antes da sessão informaremos via e-mail o nome da pessoa vencedora.

Concorre apenas se tiveres a certeza que tens disponibilidade para assistir e não tirares a vez a outra pessoa. Não fazemos trocas!

 

 

passatempo para a sessão de antestreia, dia 19 de junho, às 21h30 no Cinema Ideal?
Alguém da equipa quer ir?
Temos 5 convites duplos.
 
É só mandar mail para:
dezanovept@gmail.com