Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Patti Smith dá concerto de Natal no Vaticano (e actua no Porto em 2015)

patti.jpg

A cantora norte-americana Patti Smith será um dos nomes que actuará este Sábado, dia 13 de Dezembro no Concerto di Natale, o concerto anual de Natal que tem lugar no Auditorium Conciliazione, localizado a 15 minutos do centro do Vaticano. O programa será gravado e transmitido em Itália na véspera de Natal.

O jornal italiano Corriere della Sera sugere que o convite terá surgido do próprio Papa Francisco. O programa do concerto conta ainda com actuações do DJ Bob Sinclar e da freira que ganhou o The Voice of Italy. Smith, autora de temas como “Jesus died for somebody’s sins but not mine”, conheceu o Papa no ano passado na praça de S. Pedro, tendo-se referido ao encontro com o pontífice como “muito interessante”.

“Escrevi as primeiras estrofes de ‘Gloria’ quando tinha 20 anos”, diz a cantora, criada como Testemunha de Jeová (deixou a congregação aos 13 anos). “Gravei-a uns anos depois, para o álbum ‘Horses’, como uma declaração de mim própria, não tanto sobre Jesus. Ele é o veículo, mas eu estava a declarar a minha própria existência, o meu direito a cometer os meus erros, o meu direito a tomar as minhas decisões. Eu estava a definir o tipo de artista que entrava pelo domínio do rock’n’roll: o tipo de artista que iria fazer as suas próprias escolhas”. A cantora completa 68 anos no próximo dia 30 de Dezembro.

Smith explica a sua relação com a cristandade no contexto da música “Mercy Is”, que integra a banda sonora do filme “Noé”, de Darren Aronofsky. “Tenho um passado bíblico forte. Estudei um pouco a Bíblia quando era jovem e continuo a estudar, independentemente de qualquer religião”.

A cantora acabará o ano com um concerto no Webster Hall em Nova Iorque a 29 e 30 de Dezembro e tem uma digressão planeada para 2015, assinalando o 40.º aniversário do álbum “Horses”. Encontra-se já confirmada a sua presença em Portugal, no festival NOS Primavera Sound, entre 4 e 6 de Junho no Parque da Cidade, no Porto.

 

Pedro Arrayano