Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Peça de teatro sobre Gisberta chega ao Porto oito anos depois da sua morte (com passatempo)

"Gisberta", a peça escrita e encenada por Eduardo Gaspar e que já arrecadou várias distinções, chega ao Porto, depois de uma tournée que passou pelo Funchal, Portimão e Santarém. A peça, que arrancou em Maio de 2013, em Lisboa, (numa versão embrionária e com uma duração reduzida) no Teatro Rápido, aborda, de forma parcialmente ficcionada, o hediondo crime de ódio que chocou o país.

Rita Ribeiro interpreta a mãe que recusa a perda "do seu filho", brutalmente assassinado por 14 adolescentes naquele que foi considerado um crime de ódio com motivações transfóbicas sem precedentes em Portugal. A transexual Gisberta sofreu de todo o tipo de preconceitos e acabou por ser morta após três dias consecutivos de uma violência física e psicológica, precisamente na cidade do Porto, em 2006.

Na peça, que estreia no Teatro Rivoli a 31 de Janeiro e fica em cena até 16 de Fevereiro, é possível ver "as dificuldades de uma mãe em aceitar as diferenças; os dogmas da igreja, enquanto instituição que castra a liberdade das escolhas que não seguem os padrões por ela instituídos; a solidão; os medos; a decepção... mas acima de tudo o amor desta mãe, que só não é incondicional, por estar escravizado aos preceitos sociais e religiosos e a complexidade de compreensão quanto a identidade de género." pode ler-se num comunicado a que o dezanove.pt teve acesso.

 

 

Passatempo:

Queres ir assistir à "Peça de Teatro do Ano"? Temos cinco convites duplos para sortear entre os nossos leitores! Lê como podes ganhar abaixo:

  • Dois convites duplos para sortear para o dia da ante-estreia: 29 de Janeiro na sede da Associação CASA (parte da bilheteira desta noite reverterá para a Associação CASA - Centro Avançado de Sexualidade e Afectos, instituição portuense que intervém no tema abordado na peça. Os bilhetes para esta apresentação especial estarão à venda na sede da associação ao preço de 12€).

Três convites duplos para o dia 30 de Janeiro, data da estreia no Teatro Rivoli.

 

Como ganhar um convite duplo?

1. Ser subscritor da newsletter gratuita do dezanove.pt (registo directamente no lado direito do site. Insere o e-mail e segue as instruções)

2. Ser fã do dezanove no Facebook

3. Reenvia-nos uma newsletter do dezanove para dezanovept@gmail.com e no assunto escreve: "Quero muito assistir à peça "Gisberta" e indica a noite escolhida.

4. No e-mail indica o teu nome completo, número de BI e contacto telefónico;

5. As participações que não contenham todos os dados pedidos (assunto correcto, newsletter do dezanove, nome completo, número do BI e contacto telefónico) não poderão ser consideradas válidas;

6. Concorre até às 14h00 do dia 28 de Janeiro.

7. Os vencedores serão informados apenas por e-mail no dia 28 de Janeiro. Fica atento(a) ao teu e-mail.

8. Concorre apenas se tiveres a certeza que podes ir à sessão pretendida para não tirares a vez a ninguém.

9. Não são permitidas trocas.

 

 

TEATRO RIVOLI - Pequeno Auditório

Praça João I, s/n - Tel.: 223.392.200

De 31 de Janeiro a 16 de Fevereiro.

Sextas e Sábados 21h30

Domingos 18h00

Preço dos bilhetes 12,00 euros

Classificação etária: 12 anos