Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Pedágio" Pagar ao próprio filho uma terapia de conversão para o "curar" da sua homossexualidade

Pedagio

“Pedágio” (2023) é a segunda longa-metragem da realizadora brasileira Carolina Markowicz. Um filme marcante e premiado que chega ao festival IndieLisboa e às salas de cinema nacionais em Junho.

 

“Pedágio” (2023) é produção luso-brasileira Biônica Filmes / O Som e a Fúria, co-produzida pela Globo Filmes e Paramount Pictures, que conta com a participação dos actores brasileiros Maeve Jinkings, Kauan Alvarenga e Thomás Aquino, e do actor português Isac Graça.

O filme relata a história de Suellen, funcionária de uma portagem que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos para financiar uma cura para a sua “doença”. A realizadora procurou retratar a opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+, – de forma mais explícita nos últimos anos – na sociedade brasileira. “Em pleno 2023 com todos adventos, tecnologias e avanços, chega a ser chocante a preocupação com quem o outro se relaciona sexualmente. O fosso conservador em que vivemos nos últimos tempos serviu para deixar à vontade cada indivíduo que se achasse no direito de proferir críticas e até agressões à população LGBTQIA+”, analisa a Carolina Markowicz. “Além da violência, há práticas absurdas e patéticas, como as retratadas pelo filme, que parecem ser ficção, mas estão muito próximas da realidade surreal do Brasil, gerando sequelas físicas e emocionais irreparáveis.”

A realizadora assina “um drama permeado por humor ácido” que foi exibido em vários festival de cinema de renome internacional, como o Festival de Toronto, o Festival de San Sebastián, o Festival do Rio onde recebeu os Prémios de Melhor Actriz, Melhor Actor, Melhor Actriz Secundária e Melhor Direcção de Arte, e ainda o Festival de Roma onde o filme foi galardoado com o Prémio de Melhor Filme.

“Pedágio” é apresentado em antestreia nacional a 1 de Junho no âmbito do IndieLisboa, com a presença da realizadora e do actor Isac Graça. Estreia nas salas de cinema nacionais a 13 de Junho.