Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“Poemas Eróticos da Antiguidade Clássica” o novo livro de Victor Correia

Poemas eróticos antiguidade clássica

“Poemas Eróticos da Antiguidade Clássica – Grécia e Roma antigas” saiu no dia 11 de Janeiro do presente ano, pela editora “Guerra&Paz”.

A mais recente obra do professor e investigador Victor Correia reúne, pela primeira vez, vários textos sensuais de grandes autores da Grécia e Roma antigas. São mais de 40 autores, onde se incluem nomes de poetas gregos como Arquíloco, Anacreonte, Safo, Homero, Píndaro, Sófocles e Eurípedes e de poetas romanos como Lucrécio, Marcial, Juvenal, Catulo, Horácio, Virgílio e Ovídio, num conjunto de quase 200 poemas.

O livro é composto por vários poemas homoeróticos, mas alguns poemas não se enquadram nesta definição (nem na de heteroeróticos), pois aplicam-se a todas as formas de erotismo, já que o exaltam a nível geral. Em cada autor é apresentada uma breve biografia sobre o mesmo e, Victor Correia afirma que “Este é um livro organizado para o grande público, de modo a que este fique a conhecer melhor a cultura clássica, que também é constituída por literatura erótica (…) algo importante na Antiguidade Clássica”.
Esta obra surge para colmatar a lacuna deste tipo de poemas, considerados como uma abordagem pioneira na história da sexualidade, por nunca terem sido organizados numa só obra. Para além disso, “esta antologia junta a Grécia e a Roma antigas no mesmo livro” refere Victor Correia, outro factor diferenciador. Ao lermos o livro referido, é possível depararmo-nos com várias formas de erotismo: o amor romântico, a paixão, a sedução, o enamoramento, o sexo ocasional, a heterossexualidade, a homossexualidade, a bissexualidade, entre outros. O erotismo era um tópico significativamente popular na Antiguidade Clássica e neste livro somos convidados a celebrar, sem preconceitos, o corpo e os seus prazeres.

 

Paula Monteiro

1 comentário

Comentar