Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Por que devemos conhecer a história de Laerte (com vídeos)

laerte.jpg

Não é muito conhecida do público português, mas no Brasil a cartunista, roteirista e chargista Laerte é bastante popular, desde a época que desenhava tiras hilárias, mas a grande polêmica veio em 2010, quando se assumiu trans. O início foi através do crossdressing, não tardou para que Laerte estivesse envolvida em causas sobre transgêneros.

 

Em 2012, Laerte Coutinho se tornou co-fundadora de uma instituição dedicada a pessoas transgêneros, chamada ABRAT - Associação Brasileira de Transgêneras. O destaque na mídia ganhou fôlego e Laerte teve destaque no cinema, protagonizando o curta “Vestido de Laerte”, e em seguida em 2015, participou do documentário “De gravata e unha vermelha”.

O documentário chama atenção ao mostrar e debater a realidade de pessoas transgêneros de modo geral, discutindo a construção individual do próprio corpo. Não demorou muito para Laerte protagonizar um documentário exclusivo sobre seu cotidiano e a transformação na vida pessoal e profissional da artista quando se assumiu trans. Intitulado “Laerte-se”, ela revela detalhes pessoais da vida da cartunista/chargista desde a infância até os dias de hoje.

A popularidade de Laerte tem saltado a passos a largos, tendo sido convidada para apresentar um talk show chamado “Transando com Laerte”, isso sem esquecer de mencionar a estréia como atriz na série Feras da MTV. A cartunista e dublê de atriz, vê essa oportunidade como uma chance de tornar mais visível a comunidade LGBTQI nos meios de comunicação.

Aos 67 anos, Laerte prefere não ter uma militância dentro da representatividade política, vive a vida de forma tranquila e mergulhando em projetos que não fogem da sua zona de conforto, embora goste de cometer audácias, e os projetos não param de acontecer, ela tem planos também de lançar uma nova história em quadrinhos, resta saber se terá como personagem principal uma pessoa trans.

 

André Araújo, jornalista e consultor de turismo. Colaborador do dezanove.pt a partir do Brasil