Porto acolhe Reunião Geral da EPOA – European Pride Organisers Association
A Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal, associação empresarial sem fins lucrativos com a valência de câmara de comércio, é a organização que acolhe, pela primeira vez em Portugal, a 31.ª edição da Reunião Geral da EPOA – European Pride Organisers Association. A reunião decorre entre 1 e 3 de Novembro no Porto. Duas centenas de associações e movimentos LGBTQIA+ vão estar presentes.
A cidade do Porto será o palco da maior reunião interassociativa LGBTQIA+ promovida pela EPOA, uma rede europeia fundada em 1994 que congrega em si o conjunto de associações e movimentos LGBTQIA+ da Europa, responsáveis pela organização, nas suas cidades, das Marchas de Orgulho LGBTQIA+ (Pride).
Com mais de 100 organizações membro espalhadas por mais de 40 países na Europa, a associação, detentora da marca EuroPride, tem como objectivo o de promover o orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros e Intersexo numa rede pan-europeia, capacitar e apoiar as organizações de orgulho locais e nacionais nos seus esforços de promoção da identidade, tanto como uma celebração, quanto como uma declaração em prol dos Direitos Humanos.
Anualmente, as associações membro desta rede reúnem-se numa cidade da Europa com vista à realização da Reunião Geral.
O evento, onde estarão em análise e votação quatro candidaturas à organização do EuroPride 2027, duas candidaturas para a Reunião Geral de 2025 e várias eleições para os órgãos de direção da EPOA.
Dos vários workshops em torno de temáticas LGBTQIA+, um deles, que tem como oradora a Vice-presidente da Variações, Alexandra ‘Kiki’ Pais de Sousa, propõe-se debater um Código de Ética do Ativismo LGBTI, onde, segundo as palavras da própria, move-se pel’ “A necessidade de uma fundamentação ética no terceiro sector. Estratégias para a criação de um código de ética para o activismo LGBTQIA+ pan-europeu: partidarização, emancipação e pinkwashing.”
Recorde-se que de 14 a 22 de Junho de 2025, a cidade de Lisboa será, pela primeira vez, anfitriã de uma das maiores manifestações de Orgulho, o EuroPride 2025 Lisboa, a organizar pela recém criada Associação EuroPride Lisboa 2025, um projecto interassociativo que junta a ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e a Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal
.