Porto: Identidade de género em debate no IndieJúnior Allianz
“Quando a identidade de género não coincide com o género que foi atribuído à nascença”, assim se intitula a mesa redonda que, esta quinta-feira, 1 de Fevereiro, debate as questões de género na infância e adolescência.
A ter lugar no auditório geral da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto, pelas 18h30, a conversa centrar-se-á na discussão em torno da transição social na família e ambiente escolar de crianças cuja identidade de género não coincide com o sexo que lhes foi atribuído à nascença.
Para o debate, contamos com a presença de Luís Santos, professor auxiliar na Universidade Fernando Pessoa; Zélia Figueiredo, psiquiatra no Hospital Magalhães Lemos e Sandra Monteiro, mãe de um jovem transgénero e sócia da AMPLOS (Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género). A moderação está a cargo de Graça Lacerda, responsável pelo Serviço Educativo da Galeria Municipal do Porto / Jardins do Palácio de Cristal.
A mesa redonda tem como ponto de partida a curta metragem A Sra. McCutchen, do realizador John Sheedy, que retrata a vida de Tom, jovem de 10 anos que sente que nasceu no corpo errado. A entrada para o debate é livre e aberta a todos os interessados.