Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Porto marchou pela décima vez (galeria de fotos)

porto marcha lgbti noticias gays.jpg

Centenas de manifestantes voltaram a marchar este Sábado pela não violência de género e pela igualdade de direitos para lésbicas, gays, bissexuais transgéneros e intersexuais. Várias ruas do centro do Porto foram percorridas por manifestantes que envergavam cartazes, bandeiras e proferiam palavras de ordem. 

Durante a marcha as ruas portuenses ficaram pintadas com as cores do arco-íris ao mesmo tempo que as reividicações de faziam ouvir. Pelo caminho a manifestação encontrou dois casais do mesmo sexo recém casados que se juntaram à manifestação.

casamento Marcha do Orgulho LGBTI do Porto.jpg

A décima marcha do orgulho LGBTI do Porto escolheu como tema central a violência de género. Recorde-se que a primeira edição da marcha, em 2006, foi motivada para dar resposta ao bárbaro assassinato de Gisberta Salce Júnior naquela cidade. Nove anos depois a violência no Porto para com as pessoas LGBTI parece não conhecer fim. Em Dezembor último uma jovem lésbica foi agredida por um taxista depois de esta ter dado um beijo na boca com uma amiga.

Para além de associações de defesa dos direitos das pessoas LGBTI, na marcha estiveram presentes várias representações políticas do Bloco de Esquerda, à Juventude Socialista, passando pelo Livre/Tempo de Avançar. 

Marcha do Orgulho LGBTI do Porto.jpg

Marcha do Orgulho LGBTI do Porto 2.jpg

O manifesto lido em frente à Câmara Municipal do Porto não deixou em branco os recentes chumbos parlamentares que visavam a ampliação dos direitos para mais pessoas em Portugal: "A violência a que pessoas LGBTI são sujeitas não vem apenas das pessoas à sua volta. Somos sistematicamente alvo de um poder que fecha os olhos aos nossos direitos enquanto cidadãos e cidadãs."

 

Veja aqui o álbum fotográfico da 10ª Marcha do Orgulho LGBTI do Porto

(Fotos de: André Ventura, Mafalda Gomes e Sara Oliveira)