Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Primeira exposição de pintura queer dedicada à terceira idade

Graça Martins.jpg

A associação OPUS Gay está a organizar uma exposição colectiva de pintura queer em Lisboa que pretende chamar a atenção para o seu mais recente projecto, o “Envelhecer Fora do Armário” (EFA).

Exposição de Pintura Queer.jpg

A exposição “Envelhecer Fora do Armário” reúne quadros de nove artistas: Carlos Barahona Possolo, Colin Ginks, Graça Martins, José Grazina, Joana Estrela, Maria da Conceição Vidal, Mick Bateman, Óscar Alves e Sérgio Pires.

A exposição surge no âmbito da divulgação do projecto Envelhecer fora do Armário (EFA), promovido pela associação Opus Gay e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. O EFA chama a atenção para a problemática sentida pelos seniores, em especial dos LGBT e visa evitar o chamado "regresso ao armário" por parte de indivíduos que na idade da reforma se vêem remetidos à vergonha e ao isolamento.

Jose Grazina

A Opus Gay considera que a população sénior merece “viver a sua velhice de uma forma plena, sem medos nem receios” e acredita “que a população sénior LGBT poderá constituir uma fonte de determinação para os mais jovens que convivem diariamente com situações de homofobia e discriminação social, resultante da sua orientação sexual”.

A inauguração da exposição acontece a 7 de Abril, quinta-feira, pelas 18 horas, na sala de exposições da Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna, Rua de São Mamede, 7, freguesia de Santo Antonio, em Lisboa. A mostra estará patente até dia 22 de Abril, de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 18 horas.

Os quadros podem ser adquiridos no local e têm um custo compreendido entre os 150 e 1800 euros.

 

Reproduções de: Graça Martins (foto principal) e de José Grazina (em baixo à esquerda).