Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Primeiro Festival sobre igualdade de género infantil-juvenil em Coimbra e Penela

festival género ao centro.jpg

É o primeiro Festival de Igualdade de Género para crianças e jovens em Portugal e vai decorrer em Coimbra e Penela com o apoio da Direcção Regional da Cultura do Centro. Esta edição tem como temática Frida e Chavela | uma estória de humanidade e começa hoje.
 
Através da peça, Frida e Chavela são homenageadas como símbolos das Mulheres e do feminismo, na luta pela igualdade, pelas suas histórias de vida, bem como pela sua arte. No final da Peça, o público é convidado para debates e conversas com pessoas convidadas, que representam as diferentes populações, associações e especialistas ligados/as à temática da Igualdade de Género.

A iniciativa, invulgar no nosso país porque se dirige a crianças, foi bem recebida e apoiada por várias instituições como o caso do apoio Institucional do Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC)
 
No entanto, pela comunidade em geral, a associação CATRAPUM , organizadora do festival, recebeu perguntas como "O que é que vão fazer às crianças? Vão ensiná-las a serem homossexuais?" Através das redes sociais e/ou mesmo pessoalmente. 
Por outro lado, também recebeu muitos  e-mails de muitas mães, direcções de escola e docentes a agradecer a iniciativa entusiasmados/as em trazer as suas turmas. Jovens que estão em fase de transição de género virão também ao festival, ansiosos/as pela experiência.
 
O espectáculo para escolas esgotou rapidamente, as sessões para famílias e público em geral já tem dezenas de inscrições,  têm público diverso, desde crianças, adultos, associações como a CERCI, APCC e associações com crianças e jovens vítimas de tráfico humano. O interesse foi rápido e progressivo. A produção do Festival está já a trabalhar para prolongar este festival por mais dias e para os próximos anos.
 
Os parceiros/as do festival são a PATHAssociação Existências  e a Casa Qui, que vem de Lisboa até ao Centro para fazer um Workshop sobre Igualdade de Género.
festival género ao centro coimbra
A associação sem fins lucrativos CATRAPUM é a organizadora deste evento. Para além de serviços educativos e culturais destinados a todos os públicos, de forma inclusiva, realiza trabalhos de intervenção pela arte com diferentes comunidades, como comunidade cigana, autismo, bairros sociais, refugiados/as, entre outros. 
 
O Festival Género ao Centro irá acontecer no dia 5 e 6 de Novembro no Teatro da Cerca de São Bernardo e nos dia 19, 20 e 21 no Auditório da Biblioteca Municipal de Penela.