Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Príncipe Harry fez o teste ao VIH em directo no Facebook (com vídeo)

O príncipe foi testado ao VIH numa acção de sensibilização para chamar a atenção para a condição de viver com o vírus e incentivar outros a fazer o teste, avança a BBC.

Henry, Príncipe de Gales, deslocou-se a uma clínica em Burrell Street para fazer um teste rápido, no qual é apenas necessário picar o dedo para ser retirada uma amostra de sangue que é depois misturada com um químico.

Antes de se testar, o príncipe admitiu estar ansioso, ao que o técnico respondeu ser normal, uma vez estar a “descobrir algo acerca de si”. Todo o processo foi transmitido em directo no Facebook. Após aguardar os 15 minutos necessários, constatou-se que o resultado era negativo pelo ponto azul visível. Se tivessem aparecido dois pontos azuis haveria a necessidade de repetir o teste, para confirmar se Harry estaria realmente infectado com o VIH.


À semelhança da sua mãe, Lady Di, o Príncipe Harry tem dado especial enfoque a esta causa no seu trabalho público.  


O procedimento foi realizado por Robert Palmer, um dos principais conselheiros em matérias psicossexuais e de saúde. Quando Palmer foi questionado sobre o que significa um membro da realeza fazer um teste do VIH respondeu: "significa que este é um teste para todos - não importa quem és, é uma boa ideia fazer o teste". A verdade é que após esta acção a venda de kits de teste aumentou consideravelmente, sendo que foram encomendados 4750 novos kits BioSure.


Mais de 100 000 pessoas foram diagnosticadas com o VIH no Reino Unido e estimou-se, em 2014, que mais 18 100 pessoas no Reino Unido estão infectadas sem terem conhecimento desse facto e que, por esse motivo, correm o risco de transmitir o vírus sem saber.

 

Fonte: BBC.
Leonardo Rodrigues

1 comentário

Comentar