Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Programação LGBTI do Festival Política em Lisboa

fado bicha

O Festival Política regressa a Lisboa e assume a Pós-Democracia como tema principal deste ano. De 21 a 23 de abril, o Cinema São Jorge repleta-se de cinema, performances, música, humor, exposições, debates e actividades para crianças centradas na defesa do sistema democrático e na promoção da cidadania, intervenção cívica e direitos humanos. Fica a par da programação LGBTI deste ano.
 
21 de Abril
22h30 – Cinema
Sessão “Corpos Dissidentes”
Sala 3
“La casquette”, Hadi Moussally, 3’ (França)
Hadi olha fixamente para a câmara e começa a vestir-se. Enquanto se prepara, exprime o seu pensamento sobre a situação atual, a discriminação e amálgamas que pesam sobre si, aquele que usa o chapéu duplo estigmatizante dos gays e árabes. O que fazer com este peso?

 

“O aparente caos da diversidade”, Colectivo Fotograma 24 e estudantes de Montemor-o-Novo, 5’ (Portugal)
Quando a aparência se sobrepõe à própria realidade, torna-se essencial refletir sobre questões que existem desde o início da nossa espécie e que contribuem para a sua evolução. Assegurar que hoje podemos ver para além do “aparente caos” requer coragem por parte da sociedade, mas facilita a aceitação da diversidade.
 
“Break Your Dick”, Pedro Rei, 80’ (Portugal)
Aurora, uma mulher transexual, tenta desesperadamente reunir o dinheiro para a cirurgia de redesignação genital de que tanto precisa. À beira do suicídio, os seus amigos criam uma campanha de crowdfunding que poderá ser a sua salvação.
 
22 de Abril
18h30 Festa de Encerramento - DJ set FADO BICHA 
A música feita em Portugal é rica e diversa, talvez mais do que nunca. Ao mesmo tempo, atravessa um período de crise que agudiza uma tendência sentida há alguns anos já. Para grande parte das pessoas que fazem música em Portugal, é difícil conseguir concertos bem pagos e a sustentabilidade profissional está cada vez mais comprometida. Não se valoriza a produção cultural local, principalmente a que segue linhas afastadas do mainstream, a que arrisca. É simbólico que as rádios estejam a ter tanta resistência à obrigatoriedade de passar
30% de música feita em Portugal nas suas programações. Será que as pessoas que vivem em Portugal são desinteressadas da música feita aqui? Será que a conhecem em toda a sua diversidade e potência criativa? Lila Fadista e João Caçador acham que não e escolhem trazer ao Festival Política um DJ set de música feita em Portugal que foi lançada nos últimos 12 meses, com especial destaque para a música feita por mulheres e
pessoas queer. Um ano de música boa, desafiante, aconchegante, bela e furiosa.
 
Depois da edição em Lisboa, o Festival Política sobe até Braga, entre 6 e 8 de Maio no Centro de Juventude.