Puta da Silva agora é Àkila (a.k.a Puta da Silva)
A cantora e actriz Puta da Silva adopta uma nova identidade artística: Àkila (a.k.a Puta da Silva). A mudança de nome visa facilitar o acesso a novos públicos, mas o seu objectivo continua o mesmo.
Àkila é uma figura marcante do underground lisboeta. Activista, negra, imigrante e transgénero são algumas das bandeiras que carrega em sua arte. Em 2022, foi atracção do palco do Arraial Lisboa Pride com um concerto repleto de referências às religiões de matriz africana e às vivências periféricas.
Mais recentemente integrou o line-up do MIMO Amarante, maior festival de música gratuita do país, ao lado de nomes como Marcelo D2, Fatoumata Diawara e Dino D’Santiago.
Na televisão, Àkila dá vida à personagem Majoris em Cacau, da TVI. No ar desde Janeiro de 2024, é a primeira vez que uma actriz trans e negra integra o elenco de uma novela portuguesa.
O trabalho de Àkila (a.k.a Puta da Silva) vai muito além da arte. Em 2020, idealizou e participou na fundação da Casa T Lisboa, associação auto-organizada de acolhimento de pessoas LGBTQIAP+.
Luiz Guilherme Garcia | @luizguilhermeng