Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Q de Quê?" espetáculo infanto-juvenil sobre diversidade, identidade e expressão de género

Q_de_Que

Q de Quê? é um espectáculo em forma de pergunta, dirigido a crianças e jovens, que pretende reflectir sobre diversidade, identidade e expressão de género. A biologia e a ecologia dão o mote para compreender a enorme complexidade e diversidade do mundo natural. O espectáculo vai ser levado à cena a 25 e 26 de Fevereiro, às 16 horas, no AMAS - Auditório Municipal António Silva, no Cacém, e é da responsabilidade do teatro meia volta e o teatromosca.

Ao longo da pesquisa para este projecto, a equipa deparou-se com uma abordagem de biólogas e ecologistas como Brigitte Baptiste e Joan Roughgarden que introduzem na sua pesquisa um olhar queer, trazendo para o centro do seu trabalho toda a diversidade que existe na natureza em relação aos afectos, sexualidade, género e expressão de género.
Ao longo da história da ciência, muita informação que contrariava os padrões da cultura hétero/cisnormativa (e que tingiam também a pesquisa científica) foi sonegada. Sempre assistimos a a programas sobre a vida selvagem e, certamente, teremos dificuldade em recordar alguma informação sobre homossexualidade ou expressão de género entre animais ou plantas.
A equipa entende que é problemática a comparação entre animais e humanos, mas, como aponta Joan Roughgarden, “às vezes podem ser traçados paralelos entre a forma como as pessoas se comportam e a forma como os animais se comportam, como se os animais oferecessem culturas biológicas semelhantes às nossas”.

Com esta perspectiva sobre a diversidade da natureza este espectáculo pretende "ajudar a diluir cristalizações sobre género e sexualidade que ainda hoje carregamos e que põem em causa o crescimento e o desenvolvimento, seguros e felizes, de tantas crianças e jovens LGBTI" pode ler-se numa nota enviada às redacções.

Os bilhetes começam nos 5 euros (com desconto).