Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Quais os candidatos às europeias que estão comprometidos com os direitos LGBT?

Trinta e nove candidatos portugueses ao Parlamento Europeu já assinaram o compromisso eleitoral preparado pela ILGA-Europe e que está a ser divulgado em território nacional pela ILGA Portugal. Desta forma, segundo os dados mais recentes da ILGA Europa, Portugal é o nono país da Europa a 28 com maior número de candidatos comprometidos em defender os direitos humanos e a igualdade, incluindo os direitos das pessoas LGBT.

Itália lidera este ranking com 103 candidatos que já assinaram o compromisso, enquanto da Bulgária e da Roménia não chegou qualquer sinal positivo. Portugal está à frente de países como Holanda, França ou Áustria. Até às eleições europeias estes números serão actualizados.
O Livre é o partido com maior número de candidatos que já assinaram este compromisso (23), seguindo-se o Bloco de Esquerda (7), o PS (3), o PAN (3), o PCP (2) e o PTP (1). Da Aliança Portugal, que junta PSD e CDS, não consta, até ao momento, qualquer adesão. Consulta aqui a lista de adesões. A ILGA Portugal voltou a alertar para a questão deste compromisso, num debate promovido esta quinta-feira na Fundação Saramago (Lisboa), com a presença de candidatos às eleições europeias, em representação do PS, Aliança Portugal, Bloco de Esquerda, PAN e Livre. “Estamos a chamar a atenção para estas eleições. A União Europeia é muito importante na promoção dos direitos LGBT”, referiu Paulo Côrte-Real, presidente da ILGA Portugal.