Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Quebrar o Silêncio publica guias para ajudar a comunicação social a saber noticiar violência sexual

guias violência sexual

A Quebrar o Silêncio — associação portuguesa especializada no apoio de homens e rapazes vítimas de violência sexual — publicou esta terça-feira, 28 de Março, dois guias com recomendações para os órgãos da comunicação social. O objectivo é ajudar jornalistas na escrita de notícias sobre violência sexual e a entrevistar vítimas. 
 
Para a associação, "a violência sexual é comummente noticiada nos diferentes órgãos da comunicação social. No entanto, observa-se a ausência de uma linha orientadora que contribua para uma terminologia rigorosa e que possibilite a informação correcta do público sobre estas matérias", surgindo assim,a necessidade da criação e disseminação dos guias em questão. 
O objectivo dos guias criados pela Quebrar o Silêncio  passa por oferecer um conjunto de orientações e reflexões, para que sejam um recurso útil e de apoio na escrita de notícias sobre violência sexual e nas entrevistas a vítimas de violência sexual.
Para além dos guias que estão disponíveis para consulta em https://guiaocs.com, a Quebrar o Silêncio vai dinamizar um workshop gratuito para jornalistas e estudantes de jornalismo com a duração de três horas.
 
 
Jéssica Vassalo