Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Queer Lisboa 20: Cinco destaques no feminino (com trailers)

Queer no Feminino.jpg

Este ano o Queer Lisboa conta com 14 filmes de temática lésbica, entre longas e curtas-metragens. Aqui no dezanove.pt destacamos cinco e explicamos o porquê! 

rara.jpg

Rara

Este filme conta a história de uma menina de 13 anos que vive com a mãe, a irmã e a namorada da mãe. A família debate-se com o processo judicial por parte do pai, que não acha um bom exemplo as filhas serem criadas por duas mulheres. Acaba por ser uma história simples, que pode acontecer na porta ao lado. Mostra este processo familiar complicado e ao mesmo tempo como esta menina lida com a fase da puberdade e todos os processos de crescimento nele implícitos, os dramas na escola e a sua relação com a melhor amiga.

O pai de Sara pensa que as filhas poderão ser lésbicas por terem como exemplo o caso da mãe, mas Sara afirma “Mas eu já gosto de homens”.

17 Setembro, 19h30, Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira, longa-metragem, de Pepa San Martín, Chile, 2016.

 

leg arm.jpg

Leg, Arm, Head

Curta-metragem que se desenrola em sequências, nas quais podemos ver a divergência de uma bailarina super controlada para o estado oposto, enquanto descobre e explora a sua própria sexualidade. Um filme em que o corpo faz os diálogos e as imagens em movimento são a banda sonora.

19 Setembro, 19h15, Cinema São Jorge, Sala 3, curta-metragem, de Scout Stuart, Reino Unido, 2016.

 

barash.jpg

Barash

Israel. Uma família desestruturada. Uma irmã desaparecida. Sem ter rumo, esta adolescente procura refúgio nos amigos, alcóol e droga. Aparece Hershko, e apesar de confusa a vida de Barash começa a ganhar algum significado.

Carregado de imagens fortes, cenas bastante realistas e uma localização geográfica que lhe confere mais dramatismo, este filme reflecte sobre uma adolescente aborrecida e cansada de tantas situações que fogem ao seu controlo.

20 Setembro, 19h30, e 21 de Setembro, 17h15, Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira, longa-metragem, de Michal Vinik, Israel, 2015.

 

 

moms on fire.jpg

Moms on Fire

Decidimos pôr este filme nesta lista pois é tão diferente e divertido: duas mulheres prestes a dar à luz que acabam por se envolver! Um filme de animação com comédia à mistura e graficamente muito bem conseguido fazem desta pequena história duplamente vencedora na categoria melhor curta-metragem no Festival de Berlim e de Goteborg.

21 Setembro, 19h15, Cinema São Jorge, Sala 3, curta-metragem, de Joanna Rytel, Suécia, 2016.

 

grandma.jpg

Grandma

Uma mulher que perdeu a companheira de 38 anos é obrigada a arregaçar as mangas e ajudar a neta que se prepara para o futuro, numa roadtrip onde vão desenterrar memórias e onde esta avó vai pôr em prática o seu humor sarcástico, saindo da zona de conforto.

22 Setembro, 22h, Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira, longa-metragem, de Paul Weitz, EUA, 2015.

 

Sofia Seno