Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Queer Lisboa 21: cinco filmes no feminino que não podes perder (com trailers)

TOPO.jpg

Este ano o Queer Lisboa conta com 22 filmes de temática lésbica, entre longas e curtas-metragens. Aqui no dezanove.pt destacamos cinco e explicamos o porquê! 

 

Small Talk

STALK.jpg

Neste documentário, a realizadora Hui-Chen Huang discute com a sua mãe sobre solidão, confiança e abuso. Depois de um casamento arranjado seguido de divórcio, Anu cria as as duas filhas sozinhas. A partir deste momento, só teve relações amorosas com mulheres. Apesar de ser tabu na cultura taiwanesa, a filha questiona sobre a sua vida amorosa, tentando compreendê-la, conversando também com as tias e as ex-amantes. Consegue, desta forma, retratar as mudanças ocorridas na vida de três gerações diferentes de mulheres taiwanesas.

18 Setembro, 17h, Cinema São Jorge, Sala 3, Longa-metragem, de  Hui-Chen Huang, Taiwan, 2016.

 

My Gay Sister

MGSISTER.jpg

Majken e Gabbi sabem que gostam de raparigas. E Cleo, a pequena irmã de Gabbi, por quem estará ela apaixonada? Esta curta foca-se na descoberta da sexualidade por estas jovens raparigas, as suas interacções e a capacidade de criar, ganhar e perder confiança.

19 Setembro, 19h15, Cinema São Jorge, Sala 3, Curta-metragem, de  Lia Hietala , Suécia/Noruega, 2017.

 

Os humores artificiais

LHARTIFICIAIS.jpg

Rodado no Mato Grosso e em São Paulo, tem toques da estética de Hollywood com abordagens típicas do registo documental. Fala-nos do amor entre uma jovem indígena que se apaixona por um robot. Este é um filme sobre humor, antropologia e inteligência artificial e destaca-se pela originalidade da temática LGBTI no seu todo.

19 Setembro, 19h15, Cinema São Jorge, Sala 3, Curta-metragem, de  Gabriel Abrantes, Portugal, 2017.

 

Los Objectos Amorosos

LOA.jpg

Los Objectos Amorosos é um filme que nos fala de emigração, um tema bastante actual. Luz parte para Itália em busca de um futuro mais risonho, deixando o filho aos cuidados da mãe na Colômbia. Depois de alguns infortúnios, começa a trabalhar como empregada de limpeza. Conhece Fran, de forma inesperada, e esta mulher fá-la ultrapassar todos os preconceitos. Juntas traçam um novo rumo para as suas vidas.

21 Setembro, 22h e 22 Setembro, 17h15, Cinema São Jorge, Sala 3, Longa-metragem, de  Adrián Silvestre, Espanha, 2016.

 

Foreign Body

FB.jpg

Procurando refúgio, Samia fica na casa do seu amigo Imed. Ansiando pela sua independência e liberdade, vai encontrar o que tanto procura na Sra. Bertaud, uma viúva rica para quem começa a trabalhar. O seu relacionamento profissional rapidamente se transforma numa ligação sensual que causa vários problemas. Uma batalha entre cultura, crenças religiosas e desejos sexuais.

22 Setembro, 21h30, Cinema São Jorge, Sala 3, Curta-metragem, de  Raja Amari, França/Tunísia, 2016.

 

Destacamos ainda a presença da realizadora Shu Lean Cheang, figura do Queer Focus este ano, com 6 filmes na categoria “Lésbica”. Para saberes mais fica atento ao dezanove.pt.

 

Sofia Seno