Queer Lisboa 23: 5 filmes no feminino que vais querer ver (com trailers)
Este ano o Queer Lisboa conta uma seleção imperdível de filmes de temática lésbica, entre longas e curtas-metragens. Aqui no dezanove.pt destacamos cinco e explicamos o porquê.
Carmen & Lola
Carmen vive numa comunidade cigana na periferia de Madrid. Como todas as mulheres que sempre conheceu, está destinada a viver uma vida que se repete geração após geração: casar e criar tantos filhos quanto possível. Até ao dia em que conhece Lola, uma jovem cigana fora do comum, que sonha entrar na universidade, faz grafíti e gosta de raparigas.
21 Setembro às 19h30, 23 de Setembro às 17h15, Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira, Longa-metragem, de Arantxa Echevarría, Espanha, 2018.
Can you ever forgive me?
Depois de uma carreira bem sucedida como biógrafa de celebridades, focando-se sobretudo nas décadas de 70 e 80, Lee Israel vê-se numa encruzilhada: ela não consegue publicar porque está completamente desactualizada em relação ao mercado. Posto isto, transforma a sua arte em fraude, encorajada por Jack, o seu fiel amigo.
28 Setembro, 17h15, Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira, Longa-metragem, de Marielle Heller , EUA, 2018.
Game Girls
Game girls compete para melhor documentário, e acompanha Teri e a sua namorada Tiahna e a sua relação no caótico bairro de Skid Row em Los Angeles, conhecido com “a capital dos sem-abrigo dos EUA”. Poderá o seu amor sobreviver à violência do passado e do presente?
24 Setembro, 17h00, Cinema São Jorge, Sala 3, Longa-metragem, de Alina Skrzeszewska, França e Alemanha, 2018.
I like girls
I Like Girls é uma curta metragem que nos mostra quatro mulheres que compartilham histórias engraçadas e íntimas de paixão unilateral, atração mútua, momentos eróticos e tentativas desajeitadas de expressão sexual - um primeiro amor.
27 Setembro, 19h15, Cinema São Jorge, Sala 3, Curta-metragem, de Diane Obomsawin, Canadá, 2016.
O mistério da carne
Desde 2016, o Papa Francisco permite a participação de mulheres na cerimónia do lava-pés. Adolescentes da igreja de São Pedro Apóstolo, em Brasília, foram convidados a participar pela primeira vez no ritual. Camila só esperava poder encontrar Giovana.
22 Setembro, 19h15, Cinema São Jorge, Sala 3, Curta-metragem, de Rafaela Camelo, Brasil, 2018.
Sofia Seno