QueerIST, a nova secção autónoma de estudantes LGBT+ do Instituto Superior Técnico
Em meados de Outubro, surgiu, por parte de alguns alunos, a iniciativa de criar um núcleo de alunos LGBT+ dentro do Instituto Superior Técnico (IST), com o objectivo de proporcionar um espaço seguro a quem se sentir desconfortável com a sua sexualidade ou identidade de género, mas, também, de promover debates e mostras de cultura queer. O grupo constituiu-se formalmente no passado dia 5 de Dezembro sob forma de secção autónoma da Associação de Estudantes do IST, naquilo que constitui um passo histórico para o movimento associativo estudantil em Portugal.
Na altura em que a iniciativa foi comunicada no Facebook, geraram-se mais de mil comentários, grande parte deles demonstravam desconforto e desconhecimento do público universitário sobre esta temática.
Em forma de resposta às dezenas de comentários escritos por alunos universitários em que estava patente homofobia, desconhecimento e gozo, Rui Manuel Silva – actual vice-presidente do QueerIST, escreveu:
“Cada um dos comentários acima apenas legitima a necessidade de existência do grupo. Estive presente na reunião. Não havia espaço na sala para acolher mais gente. Acho que a iniciativa, só por ter existido, já era louvável, mas este dado apenas veio a corroborar isso mesmo. Um obrigado a todos”.
Clara Pereira, estudante de 5º ano de Engenharia Física é a Presidente, Rui Manuel Silva, estudante de 4º ano de Engenharia e Gestão Industrial, é o Vice-Presidente de uma Direcção que é ainda composta por mais 5 pessoas. Ao longo do ano o grupo QueerIST pretende dinamizar um vasto leque de actividades regulares que vão desde tertúlias, a sessões de cinema, participação em eventos e parcerias. Tudo em prol da visibilidade dos estudantes LGBT+ e para que se sensibilize e promova a integração de todos por aceitação e não por omissão.
Em comunicado enviado ao dezanove.pt pode ainda ler-se: “Esta Secção Autónoma destina-se não apenas a pessoas pertencentes a uma minoria sexual ou de género, mas a todos os estudantes do IST promovendo um corpo estudantil mais culto, unido e inclusivo. Em suma, acreditamos que podemos contribuir para o enriquecimento de toda a comunidade académica do IST, acrescentando em conhecimento e informação e dando visibilidade a questões que consideramos descuradas.”