Retrato íntimo de casal gay vence World Press Photo
O grande prémio do concurso internacional de fotografia mais conhecido do mundo foi anunciado hoje em Amesterdão. O vencedor da 58ª edição foi o fotógrafo dinamarquês Mads Nissen com uma foto onde se vê um casal homossexual na intimidade de um quarto de hotel em São Petersburgo.
Mads Nissen, tem 36 anos e trabalha no diário dinamarquês Politiken. Pela fotografia, tirada em 2014, e em retratou o casal russo Jon e Alex, o fotojornalista receberá um prémio no valor de 10 mil euros. Para o autor o seu trabalho regista a "história de amor entre dois jovens, Jon e Alex, mas também fala da homofobia na Rússia".
Michele McNally, membro do júri, considera-a um registo esteticamente poderoso e que “revela humanidade". "Para as lésbicas, homossexuais, bissexuais e transgéneros (LGBT) a vida tornou-se extremamente difícil na Rússia. As minorias sexuais enfrentam discriminação social e legislativa, perseguição e até violentos ataques por parte de grupos nacionalistas e conservadores religiosos", pode ler-se na nota do júri.
À 58ª edição do World Press Photo concorreram 97.912 trabalhos de 5.692 fotojornalistas e fotógrafos de 131 países. As fotografias seleccionadas pelo júri irão constituir uma exposição itinerante que também passará por Portugal. Para ver no Museu da Electricidade, em Lisboa, de 30 de Abril a 24 de Maio de 2015.