Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Santarém e Leiria com Orgulho LGBTI+ este fim-de-semana

marcha lgbt santarém

Este Sábado Santarém viu sair às ruas do centro da cidade 150 pessoas para assinalar o Orgulho LGBTI+.

Entre as palavras de ordem ouvidas estavam as seguintes divulgadas pela organização da MOS (Marcha do Orgulho de Santarém):

No manifesto da 3ª edição da Marcha do Orgulho e  subscrito por várias organizações de defesa dos direitos das pessoas LGBTI podia ler-se:

"Acontecimentos como a crise de refugiados, a pandemia de Covid-19, a guerra na Europa, o surto de Monkeypox, alimentam e servem os discursos de ódio, machistas, racistas, que por estes dias se tentam confundir com liberdade de expressão e direito de opinião. Órgãos de comunicação social de referência permitem a publicação de artigos LGBTI+fóbicos por pessoas que têm grande impacto na opinião da comunidade, mais pela sua particular exposição pública do que pelo seu real conhecimento. Os pequenos ataques anónimos que sofremos diariamente são empoderados por estas vozes de figuras ditas públicas e, para muitos, tornam-se ensurdecedores.

Em cidades mais pequenas do interior e distritos mais retrógrados e conservadores, como é o caso de Santarém, este preconceito toma outras proporções. As pessoas e jovens LGBTI+ veem a sua existência invisibilizada por uma cultura de silêncio e preconceitos enraizados, tanto em contextos públicos e profissionais, como familiares e privados."

Após a marcha decorreu uma after-party na Sociedade Recreativa Operária.

A marcha de Santarém teve ainda um momento dedicado ao Amor. A activista local Jéssica Vassalo pediu a namorada Paula Monteiro em casamento. O registo pode ser visto aqui:

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Jéssica Vassalo (@jgvassalo)

 

Vê aqui o álbum de fotos de Santarém.

 

Este Domingo foi a vez de Leiria. A concentração foi às 15H30 no Campus da ESECS (Escola Superior de Ciências Sociais) e passou pelo centro da cidade até ao Jardim da Almuinha Grande e teve como missão promover a inclusão de toda a comunidade LGBTI+.

IMG-20220926-WA0008.jpg

IMG-20220926-WA0009.jpg

IMG-20220926-WA0007.jpg

 

Em Leiria, cerca de mil pessoas exibiram bandeiras numa marcha pela cidade. É o maior número de sempre, considerando que a primeira edição reuniu apenas cerca de 400 participantes.

 

Artigo em actualização.

 

Fotos Santarém: Fabíola Cardoso