São estas as vítimas do massacre de Orlando
São estes os nomes e os rostos das 49 pessoas que morreram às mãos de Omar Mateen. Eram filhas e filhos, tinham mãe, tinham pai, tinham irmãs, tinham irmãos, alguns não tinham família, mas tinham amigas e amigos, tinham toda uma vida pela frente. Tinham 18 anos ou 29 ou 50, uns eram gays, outras lésbicas, alguns trans, talvez uns fossem bis, outros eram heterossexuais. Foram vítimas de um ataque bárbaro, foram vítimas de homofobia. É por elas e por eles que choramos. Fica a conhecer os seus nomes e os seus rostos. #WeAreOrlando
Akyra Monet Murray, 18 anos
Akyra é a vítima mortal mais jovem, estava de férias com a família em Orlando, para comemorar a graduação do ensino secundário e visitar o irmão. A notícia da sua morte foi também divulgada no site da West Catholic Preparatory High School, em Filadélfia, onde estudava: “Era uma estudante de mérito e foi a terceira melhor aluna do seu ano na escola”.
Alejandro Barrios Martinez, 21 anos
Amanda Alvear, 25 anos
Amanda era técnica farmacêutica e sentia-se orgulhosa pela transformação física significativa pela qual tinha passado nos últimos dois anos, perdeu 80 quilos e dexou tudo registado em inúmeras fotografias. Antes de ir para a discoteca tinha estado com as sobrinhas.
Angel L. Candelario-Padro, 28 anos
Anthony Luis Laureano Disla, 25 anos
Anthony tinha-se mudado para Orlando há três anos. Trabalhava como bailarino e coreógrafo, dançava desde criança. Uma prima contou à imprensa que Anthony estava na discoteca com mais dois companheiros de casa, que também ficaram feridos durante o tiroteio.
Antonio Davon Brown, 29 anos
Antonio era militar na reserva do exército norte-americano e serviu no Iraque e no Afeganistão. Foi estudante na Florida A&M University, onde estudou Direito Criminal. A universidade prestou homenagem a Antonio na sua página oficial do Facebook.
Brenda Lee Marquez McCool, 49 anos
Brenda encontrava-se na discoteca Pulse a acompanhar o seu filho Isaiah Henderson, de 21 anos. Quando se apercebeu que se encontrava um atirador no interior da discoteca, colocou-se diante do filho para o proteger. Morreu alvejada mas conseguiu salvar a vida do filho, era mãe de mais 10 filhos.
Christopher Andrew Leinonen, 32 anos
Christopher tinha ido ao Pulse com o namorado, Juan Ramon Guerrero, que também foi uma das vítimas mortais. Era activista dos direitos LGBTI, a mãe Christine Leinonen, numa emocionada entrevista disse: "Estamos neste mundo por tão pouco tempo, vamos tentar livrar-nos do ódio e da violência, por favor".
Christopher Joseph Sanfeliz, 24 anos
Christopher trabalhava num banco em Tampa. A família vivia em Tampa desde a década de 1960. Christopher foi recordado por um antigo colega como sendo “a pessoa mais positiva que eu já conheci”.
Cory James Connell, 21 anos
Cory estudava jornalismo desportivo na Universidade de Valencia. Estava na discoteca naquela noite com a namorada que apesar de ter ficado ferida sobreviveu.
Darryl Roman Burt II, 29 anos
Darryl, trabalhava na Universidade de Keiser, no departamento de ajuda financeira a alunos seniores. Tinha acabado de terminar o mestrado em Gestão de Recursos Humanos na Universidade DeVry e estava em Orlando a celebrar o fim do curso.
Deonka Deidra Drayton, 32 anos
Deonka era bartender na discoteca Pulse. Mais conhecida entre familiares e amigos como Dee Dee. Era uma adepta de basquetebol desde criança, como recordou com saudade uma prima: "costumava driblar a bola à minha volta".
Eddie Jamoldroy Justice, 30 anos
Eddie enviou várias mensagens mãe desde a casa de banho do Pulse, onde se escondeu, disse-lhe o quanto a amava, mas também a descreveu o horror que se viveu na discoteca. A última mensagem que Mina Justice recebeu do filho dizia: “Ele vem aí. Vou morrer”.
Edward Sotomayor, Jr., 34 anos
Edward era gerente de uma agência de viagens, um emprego que lhe permitia viajar com regularidade, uma das suas grandes paixões. Era assíduo das noites latina do Pulse, na madrugada fatídica, ainda se terá escondido durante algum tempo. Do seu esconderijo ainda enviou mensagens ao namorado, que estava no exterior da discoteca.
Enrique L. Rios, Jr., 25 anos
Enrique era assistente social e morava em Nova Iorque. Estava em Orlando apenas para participar na festa de aniversário de um amigo. Era descrito como sendo "divertido".
Eric Ivan Ortiz-Rivera, 36 anos
Eric trabalhava com merchandising. Um amigo contou que Eric não costumava frequentar discotecas, mas que no Sábado foi a uma festa de amigos e acabou por acompanhá-los ao Pulse. Desse grupo de sete pessoas, pelo menos três perderam a vida.
Frank Hernandez, 27 anos
Frank trabalhava numa loja da Calvin Klein e tinha tatuado num dos braços a frase "love as no gender" ("o amor não tem género").
Geraldo A. Ortiz Jimenez, 25 anos
Geraldo foi a última vítima mortal a ser identificada. Era também conhecido por Drake, era aluno de Direito e estava a passar o fim-de-semana em Orlando, na sexta-feira anterior, 10 de Junho, tinha ido a um concerto de Selena Gomez.
Gilberto Ramon Silva Menendez, 25 anos
Gilberto trabalhava como associado de vendas na cadeia de lojas de conveniência Speedway e estudava gestão de cuidados de saúde em Orlando.
Jason Benjamin Josaphat, 19 anos
Jason é uma das pessoas mais jovens entre os que morreram. Estudava enfermagem na Orlando Valencia Community College. Foi descrito pelos familiares como um jovem “brilhante e engraçado”.
Javier Jorge-Reyes, 40 anos
Jean Carlos Mendes Perez, 35 anos
Jean Carlos namorava há 8 anos com Luis Daniel. Conheceram-se quando Luis entrou na perfumaria em que Jean trabalhava e os dois se apaixonaram-se, partilharam a vida um com o outro e morreram juntos.
Jean Carlos Nives, 27 anos
Jerald Arthur Wright, 31 anos
Jimmy De Jesus, 50 anos
Joel Rayon Paniagua, 32 anos
Jonathan A. Camuy, 24 anos
Juan Chavez-Martinez, 25 anos
Juan P. Rivera Velazquez, 37 anos
Juan Ramon Guerrero, 22 anos
Segundo familiares e amigos, Juan, nunca foi muito de festas e saídas noite, mas no sábado foi com o namorado Christopher Leinonen, que também morreu, à discoteca Pulse, estava há poucos meses na universidade e tinha-se assumido como homossexual há cerca de dois anos.
KJ Morris (Daddy K), 37 anos
KJ havia sido a mais recente contratação do Pulse. Tinha-se mudado há 2 meses para Orlando e trabalhava na portaria e fazia a segurança da entrada no recinto. Paralelamente ao seu trabalho na discoteca dedicava-se ainda ao basquetebol e às artes marciais mistas.
Leroy Valentin Fernandez, 25 anos
Luis Daniel Conde, 39 anos
Luis Daniel Wilson-Leon, 37 anos
Luis, segundo um amigo de infância, sofreu de bullying por parte dos colegas e amigos na terra natal. Tinha há já 8 anos uma relação com Jean Carlos, morreram ambos no ataque ao Pulse.
Luis Omar Ocasio-Capo, 20 anos
Luis é uma das vítimas mortais mais jovens, estava há pouco tempo Orlando, para onde se tinha mudado com o objectivo de seguir carreira nas áreas da dança e da representação. Era natural de Nashville, Tennessee, trabalhava num café Starbucks e adorava dançar.
Luis Vielma, 22 anos
Luis era um apaixonado pelo universo de Harry Potter e adorava o seu trabalho no parque de diversões dos estúdios Universal, em Orlando, onde era o responsável por essa atracção. J. K. Rowling, autora da saga, afirmou no Twitter que “Não consigo parar de chorar”.
Martin Benitez Torres, 33 anos
Mercedez Marisol Flores, 26 anos
Miguel Angel Honorato, 30 anos
Oscar A Aracena-Montero, 26 anos
Paul Terrell Henry, 41 anos
Peter O. Gonzalez-Cruz, 22 anos
Peter era mais conhecido por Ommy, segundo familiares era uma pessoa divertida e extrovertida, trabalhava na empresa de logística UPS. Tinha ido à discoteca Pulse com o seu melhor amigo, Gilberto Ramon Silva Menendez, outra das vítimas mortais.
Rodolfo Ayala-Ayala, 33 anos
Shane Evan Tomlinson, 33 anos
Shane tinha uma banda, os Frequency, horas antes de morrer na discoteca actuou noutro bar. É descrito como um homem "enérgico e vibrante", que dava um cunho pessoal aos espectáculos.
Simon Adrian Carrillo Fernandez, 31 anos
Stanley Manolo Almodovar III, 23 anos
Stanley era técnico farmacêutico e estava prestes a fazer 24 anos. Segundo a mãe, Rosalie Ramos, o filho era uma pessoa feliz com “um coração grande”, tinha-lhe preparado uma sopa de tomate para quando este chegasse a casa poder comer.
Tevin Eugene Crosby, 25 anos
Xavier Emmanuel Serrano Rosado, 35 anos
Yilmary Rodriguez Sulivan, 24 anos