Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

São estas as vítimas do massacre de Orlando

vitimas.jpeg

São estes os nomes e os rostos das 49 pessoas que morreram às mãos de Omar Mateen. Eram filhas e filhos, tinham mãe, tinham pai, tinham irmãs, tinham irmãos, alguns não tinham família, mas tinham amigas e amigos, tinham toda uma vida pela frente. Tinham 18 anos ou 29 ou 50, uns eram gays, outras lésbicas, alguns trans, talvez uns fossem bis, outros eram heterossexuais. Foram vítimas de um ataque bárbaro, foram vítimas de homofobia. É por elas e por eles que choramos. Fica a conhecer os seus nomes e os seus rostos. #WeAreOrlando


Akyra Monet Murray, 18 anos

Akyra é a vítima mortal mais jovem, estava de férias com a família em Orlando, para comemorar a graduação do ensino secundário e visitar o irmão. A notícia da sua morte foi também divulgada no site da West Catholic Preparatory High School, em Filadélfia, onde estudava: “Era uma estudante de mérito e foi a terceira melhor aluna do seu ano na escola”.

49_Orlando_Akyra Monet Murray.jpg

 

 

Alejandro Barrios Martinez, 21 anos

49_Orlando_Alejandro Barrios Martinez.jpg

 

Amanda Alvear, 25 anos

Amanda era técnica farmacêutica e sentia-se orgulhosa pela transformação física significativa pela qual tinha passado nos últimos dois anos, perdeu 80 quilos e dexou tudo registado em inúmeras fotografias. Antes de ir para a discoteca tinha estado com as sobrinhas.

49_Orlando_Amanda Alvear.jpg

 

Angel L. Candelario-Padro, 28 anos

49_Orlando_Angel L. Candelario-Padro.jpg

 

Anthony Luis Laureano Disla, 25 anos

Anthony tinha-se mudado para Orlando há três anos. Trabalhava como bailarino e coreógrafo, dançava desde criança. Uma prima contou à imprensa que Anthony estava na discoteca com mais dois companheiros de casa, que também ficaram feridos durante o tiroteio.

49_Orlando_Anthony Luis Laureano Disla.jpg

 

Antonio Davon Brown, 29 anos

Antonio era militar na reserva do exército norte-americano e serviu no Iraque e no Afeganistão. Foi estudante na Florida A&M University, onde estudou Direito Criminal. A universidade prestou homenagem a Antonio na sua página oficial do Facebook.

49_Orlando_Antonio Davon Brown.jpg

 

Brenda Lee Marquez McCool, 49 anos

Brenda encontrava-se na discoteca Pulse a acompanhar o seu filho Isaiah Henderson, de 21 anos. Quando se apercebeu que se encontrava um atirador no interior da discoteca, colocou-se diante do filho para o proteger. Morreu alvejada mas conseguiu salvar a vida do filho, era mãe de mais 10 filhos.

49_Orlando_Brenda Lee Marquez McCool.jpg

 

Christopher Andrew Leinonen, 32 anos

Christopher tinha ido ao Pulse com o namorado, Juan Ramon Guerrero, que também foi uma das vítimas mortais. Era activista dos direitos LGBTI, a mãe Christine Leinonen, numa emocionada entrevista disse: "Estamos neste mundo por tão pouco tempo, vamos tentar livrar-nos do ódio e da violência, por favor".

49_Orlando_Christopher Andrew Leinonen.jpg

 

Christopher Joseph Sanfeliz, 24 anos

Christopher trabalhava num banco em Tampa. A família vivia em Tampa desde a década de 1960. Christopher foi recordado por um antigo colega como sendo “a pessoa mais positiva que eu já conheci”.

49_Orlando_Christopher Joseph Sanfeliz.jpg

 

Cory James Connell, 21 anos

Cory estudava jornalismo desportivo na Universidade de Valencia. Estava na discoteca naquela noite com a namorada que apesar de ter ficado ferida sobreviveu.

 

49_Orlando_Cory James Connell.jpg

 

 Darryl Roman Burt II, 29 anos

Darryl, trabalhava na Universidade de Keiser, no departamento de ajuda financeira a alunos seniores. Tinha acabado de terminar o mestrado em Gestão de Recursos Humanos na Universidade DeVry e estava em Orlando a celebrar o fim do curso.

49_Orlando_Darryl Roman Burt II.jpg

 

Deonka Deidra Drayton, 32 anos

Deonka era bartender  na discoteca Pulse. Mais conhecida entre familiares e amigos como Dee Dee. Era uma adepta de basquetebol desde criança, como recordou com saudade uma prima: "costumava driblar a bola à minha volta".

49_Orlando_Deonka Deidra Drayton.jpg

 

Eddie Jamoldroy Justice, 30 anos

Eddie enviou várias mensagens mãe desde a casa de banho do Pulse, onde se escondeu, disse-lhe o quanto a amava, mas também a descreveu o horror que se viveu na discoteca. A última mensagem que Mina Justice recebeu do filho dizia: “Ele vem aí. Vou morrer”.

49_Orlando_Eddie Jamoldroy Justice.jpg

 

Edward Sotomayor, Jr., 34 anos

Edward era gerente de uma agência de viagens, um emprego que lhe permitia viajar com regularidade, uma das suas grandes paixões. Era assíduo das noites latina do Pulse, na madrugada fatídica, ainda se terá escondido durante algum tempo. Do seu esconderijo ainda enviou mensagens ao namorado, que estava no exterior da discoteca.

49_Orlando_Edward Sotomayor Jr..jpg

 

 Enrique L. Rios, Jr., 25 anos

Enrique era assistente social e morava em Nova Iorque. Estava em Orlando apenas para participar na festa de aniversário de um amigo. Era descrito como sendo "divertido".

49_Orlando_Enique L. Rios, Jr.jpg

 

Eric Ivan Ortiz-Rivera, 36 anos

Eric trabalhava com merchandising. Um amigo contou que Eric não costumava frequentar discotecas, mas que no Sábado foi a uma festa de amigos e acabou por acompanhá-los ao Pulse. Desse grupo de sete pessoas, pelo menos três perderam a vida.

49_Orlando_Eric Ivaz Ortiz-Rivera.jpg

 

Frank Hernandez, 27 anos

Frank trabalhava numa loja da Calvin Klein e tinha tatuado num dos braços a frase "love as no gender" ("o amor não tem género").

49_Orlando_Frank Hernandez.jpg

 

Geraldo A. Ortiz Jimenez, 25 anos

Geraldo foi a última vítima mortal a ser identificada. Era também conhecido por Drake, era aluno de Direito e estava a passar o fim-de-semana em Orlando, na sexta-feira anterior, 10 de Junho, tinha ido a um concerto de Selena Gomez.

49_Orlando_Geraldo A. Ortiz-Jimenez++.jpg

 

Gilberto Ramon Silva Menendez, 25 anos

Gilberto trabalhava como associado de vendas na cadeia de lojas de conveniência Speedway e estudava gestão de cuidados de saúde em Orlando.

49_Orlando_Gilberto Ramon Silva Menendez.jpg

 

Jason Benjamin Josaphat, 19 anos

Jason é uma das pessoas mais jovens entre os que morreram. Estudava enfermagem na Orlando Valencia Community College. Foi descrito pelos familiares como um jovem “brilhante e engraçado”.

49_Orlando_Jason Benjamin Josaphat.jpg

 

Javier Jorge-Reyes, 40 anos

49_Orlando_Javier Jorge-Reyes.jpg

 

Jean Carlos Mendes Perez, 35 anos

Jean Carlos namorava há 8 anos com Luis Daniel. Conheceram-se quando Luis entrou na perfumaria em que Jean trabalhava e os dois se apaixonaram-se, partilharam a vida um com o outro e morreram juntos.

49_Orlando_Jean Carlos Mendez Perez.jpg

 

Jean Carlos Nives, 27 anos

49_Orlando_Jean Carlos Nieves.jpg

 

Jerald Arthur Wright, 31 anos

49_Orlando_Jerald Arthur (Jerry) Wright.jpg

 

Jimmy De Jesus, 50 anos

49_Orlando_Jimmy De Jesus.jpg

 

Joel Rayon Paniagua, 32 anos

49_Orlando_Joel Rayon Paniagua.jpg

 

Jonathan A. Camuy, 24 anos

49_Orlando_Jonathan A. Camuy.jpg

 

Juan Chavez-Martinez, 25 anos

49_Orlando_Juan Chevez-Martinez.jpg

 

Juan P. Rivera Velazquez, 37 anos

49_Orlando_Juan P. Rivera Velazquez.jpg

 

Juan Ramon Guerrero, 22 anos

Segundo familiares e amigos, Juan, nunca foi muito de festas e saídas noite, mas no sábado foi com o namorado Christopher Leinonen, que também morreu, à discoteca Pulse, estava há poucos meses na universidade e tinha-se assumido como homossexual há cerca de dois anos.

49_Orlando_Juan Ramon Guerrero.jpg

 

KJ Morris (Daddy K), 37 anos

KJ havia sido a mais recente contratação do Pulse. Tinha-se mudado há 2 meses para Orlando e trabalhava na portaria e fazia a segurança da entrada no recinto. Paralelamente ao seu trabalho na discoteca dedicava-se ainda ao basquetebol e às artes marciais mistas.

49_Orlando_KJ Morris (Daddy K).jpg

 

Leroy Valentin Fernandez, 25 anos

49_Orlando_Leroy Valentin Fernandez.jpg

 

Luis Daniel Conde, 39 anos

49_Orlando_Luis Conde.jpg

 

Luis Daniel Wilson-Leon, 37 anos

Luis, segundo um amigo de infância, sofreu de bullying por parte dos colegas e amigos na terra natal. Tinha há já 8 anos uma relação com Jean Carlos, morreram ambos no ataque ao Pulse.

49_Orlando_Luis Daniel Wilson-Leon.jpg

 

Luis Omar Ocasio-Capo, 20 anos

Luis é uma das vítimas mortais mais jovens, estava há pouco tempo Orlando, para onde se tinha mudado com o objectivo de seguir carreira nas áreas da dança e da representação. Era natural de Nashville, Tennessee, trabalhava num café Starbucks e adorava dançar.

 

49_Orlando_Luis Omar Ocasio-Capo.jpg

 

Luis Vielma, 22 anos

Luis era um apaixonado pelo universo de Harry Potter e adorava o seu trabalho no parque de diversões dos estúdios Universal, em Orlando, onde era o responsável por essa atracção. J. K. Rowling, autora da saga, afirmou no Twitter que “Não consigo parar de chorar”.

49_Orlando_Luis Vielma.jpg

 

Martin Benitez Torres, 33 anos

49_Orlando_Marin Benitez Torres.jpg

 

Mercedez Marisol Flores, 26 anos

49_Orlando_Mercedez Marisol Flores.jpg

 

Miguel Angel Honorato, 30 anos

49_Orlando_Miguel Angel Honorato.jpg

 

Oscar A Aracena-Montero, 26 anos

49_Orlando_Oscar A Aracena-Montero.jpg

 

Paul Terrell Henry, 41 anos

49_Orlando_Paul Terrell Henry.jpg

 

Peter O. Gonzalez-Cruz, 22 anos

Peter era mais conhecido por Ommy, segundo familiares era uma pessoa divertida e extrovertida, trabalhava na empresa de logística UPS. Tinha ido à discoteca Pulse com o seu melhor amigo, Gilberto Ramon Silva Menendez, outra das vítimas mortais.

49_Orlando_Peter O. Gonzalez-Cruz.jpg

 

Rodolfo Ayala-Ayala, 33 anos

49_Orlando_Rodolfo Ayala-Ayala.jpg

 

Shane Evan Tomlinson, 33 anos

Shane tinha uma banda, os Frequency, horas antes de morrer na discoteca actuou noutro bar. É descrito como um homem "enérgico e vibrante", que dava um cunho pessoal aos espectáculos.

49_Orlando_Shane Evan Tomlinson.jpg

 

Simon Adrian Carrillo Fernandez, 31 anos

49_Orlando_Simon Adrian Carrillo Fernandez.jpg

 

Stanley Manolo Almodovar III, 23 anos

Stanley era técnico farmacêutico e estava prestes a fazer 24 anos. Segundo a mãe, Rosalie Ramos, o filho era uma pessoa feliz com “um coração grande”, tinha-lhe preparado uma sopa de tomate para quando este chegasse a casa poder comer.

49_Orlando_Stanley Manolo Almodovar III.jpg

 

 

Tevin Eugene Crosby, 25 anos

49_Orlando_Tevin Eugene Crosby.jpg

 

Xavier Emmanuel Serrano Rosado, 35 anos

49_Orlando_Xavier Emmanuel Serrano Rosado.jpg

 

Yilmary Rodriguez Sulivan, 24 anos

49_Orlando_Yilmary Rodriguez Sulivan.jpg