Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Ser ou não ser, eis a questão (com vídeo da curta metragem "Sam")

Sam é o nome de uma rapariga que nasceu no corpo errado, que gosta de se vestir de rapaz mesmo que o espelho não reflicta quem sente ser, que sofre de bullying na escola por não se identificar com o seu género.

Realizada, escrita e produzida em 2011 pelo nova-iorquino Sal Bardo, “Sam” é igualmente o nome da curta-metragem com cerca de 11 minutos que entrou na selecção oficial do Outfest 2012, o festival de cinema gay e lésbico de Los Angeles.

A curta-metragem acompanha o difícil percurso de Sam, incluindo as nódoas negras infligidas por amigos de escola, a fuga da mesma para os campos circundantes, local onde se decide perder, sendo encontrada pelos fantasmas do preconceito e ignorância que ameaçam prevalecer sobre quem ela é. Nas palavras da actriz principal de 11 anos, Ever Prishkulnik, “Sam” é uma obra que alerta para o sofrimento e intolerância pelos quais muitos jovens passam na escola (às vezes com consequências fatais), nos quais a mesma se incluiu, por ter sofrido e observado actos de bullying na escola.

Para visualizares esta curta-metragem sobre identidade de género e bullying, basta reproduzir o vídeo apresentado de seguida.

 

Tiago Teixeira