Sete bandas desenhadas e novelas gráficas sobre coming out
Uma selecção de livros sobre “coming out” para ti:
“O Azul é uma Cor Quente” de Jul' Maroh
Editada em 15 línguas e adaptada ao cinema sob o título A vida de Adele, O azul é uma cor quente de Jul' Maroh conta-nos a história de duas mulheres que se apaixonam ainda na adolescência e da vida que partilham em conjunto. É uma obra para desmistificar preconceitos e sexualidades e é também um livro verdadeiramente comovente.
“A Princesa e a Tosta de Queijo” de Deya Muniz
Lady Camembert quer viver a sua vida à sua maneira, sem ter de casar. Por isso quando o seu pai morre é obrigada a fazer-se passar por homem, para poder herdar a fortuna da família. Ela até estava a conseguir passar despercebida no papel, não fosse aparecer-lhe pelo caminho a encantadora Princesa Brie…
Um livro que promete divertir e entreter os leitores.
“Heartstopper” de Alice Oseman
Charlie e Nick estão na mesma escola e o amor entre eles não quer dar tréguas. Ao longo dos vários volumes da banda desenhada Heartstopper vamos assistindo a vários momentos do que é esta relação amorosa, desde o momento em que se conhecem, o coming out, etc. Uma banda desenhada simples que faz exactamente aquilo a que se propõe: normalizar.
“Quando soube que era gay” de Eleanor Crewes
Ellie sabe que é diferente. Na novela gráfica "Quando soube que era gay" acompanhamos o crescimento desta personagem, a sua autodescoberta, o seu coming out e muito mais.
Em “Género Queer”, Maria Kobabe traz-nos a sua autobiografia em forma de novela gráfica. Nela conhecemos a sua experiência enquanto pessoa não binária e assexual. Um importante livro que nos guia através do tema da identidade de género e das suas várias nuances.
“Pardalita” de Joana Estrela
Raquel pergunta-se "Qual é a distância a que se pode estar de alguém sem dar a entender que não se quer distância nenhuma?". É neste contexto que vamos conhecendo Raquel e a sua doce história de amor por Pardalita, em que ela vai reparando aos poucos…
“Bloom N.º 1” de Kevin Panetta
Ari terminou a escola e quer seguir o seu próprio caminho, mas antes disso precisa arranjar alguém para o substituir na padaria da família. É assim que conhece Hector. Aos poucos os dois rapazes vão cozinhando, conhecendo-se e… apaixonando-se.
Anabela Risso