Um jovem de 24 anos foi encontrado sem vida e com ferimentos muito graves na cabeça, na manhã da passada segunda-feira, num edifício devoluto, na Quinta do Conde, Sesimbra. A GNR foi chamada ao local para tomar conta da ocorrência, mas, perante o cenário encontrado, o caso passou para as mãos da Polícia Judiciária.
Guilherme Nobre, jovem de 24 anos, um dos três homens que se encontraram para a prática de sexo no espaço abandonado, foi assassinado com vários golpes na cabeça com uma pedra. O alegado homicida, de acordo com o Correio da Manhã, um homem com cerca de 30 anos, sem abrigo, fugiu numa viatura furtada e foi encontrado posteriormente na noite de terça-feira, pela GNR, numa esplanada de um café em Azeitão, onde foi detido. Está neste momento nos calabouços da Polícia Judiciária e já foi, entretanto, presente a juiz para primeiro interrogatório, no tribunal de Setúbal. Uma vez estarmos perante um crime de homicídio qualificado e um crime de furto de viatura, foi-lhe aplicada a medida mais gravosa, a prisão preventiva.
O agressor conhecia a vítima e o caso terá sido despoletado por um momento de ciúmes num encontro com um terceiro homem. Segundo as investigações e de acordo com o comunicado da Polícia Judiciária, divulgado esta quarta-feira, a partilha da droga envolvia a prestação de favores sexuais por parte do suspeito a um dos elementos do grupo, responsável pela aquisição dos estupefacientes. Terá ocorrido um momento mais tenso, de discussão, entre o arguido e a vítima. Valendo-se da sua superioridade física, o agressor imobilizou Guilherme Nobre pelo pescoço, consumando logo depois o horrendo homicídio. Guilherme foi encontrado sem vida, com sinais de grande violência no crânio, dentro de um edifício em construção que estava abandonado há vários anos.
Ao que foi possível apurar, a vítima tinha tendência ao isolamento, desaparecendo inclusivamente durante alguns dias. Os amigos já tinham anunciado nas redes sociais o seu desaparecimento no fim de semana passado. No que diz respeito ao suspeito, sabe-se que possuía cadastro criminal. O terceiro homem abandonou o local do crime e ainda não se conhece o seu paradeiro.
As cerimónias de despedida do Guilherme Nobre serão este domingo entre as 9:30 e as 12:15 no crematório da Quinta do Conde .
O dezanove.pt alerta os seus leitores para que se informe devidamente acerca do consumo de estupefacientes e evitem colocar-se em situações em que a vossa integridade física ou a vossa própria vida possam estar em risco.
Pedro Marques
Se foste ou sabes de alguém que foi alvo de algum ataque verbal ou físico devido à sua orientação sexual, identidade ou expressão de género apresenta queixa junto das autoridades e contacta uma associação de defesa dos direitos das pessoas LGBTIQA+. Alguns contactos abaixo:
Organizações com serviços de apoio às pessoas LGBTI+
API – Associação Plano i (Matosinhos)
APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - Rede Nacional de Gabinetes
API - Acção Pela Identidade
AMPLOS - Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género
Casa Qui - Associação de solidariedade social pela inclusão e bem-estar da população LGBT
ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero
Linha LGBT - Linha Telefónica de Apoio e Informação LGBT
Opus Diversidades - Obra Gay Associação
rede ex aequo - Associação de jovens LGBTI e apoiantes: geral@rea.pt
Panteras Rosa - Frente de Combate à LesBiGayTransfobia
SOS Voz Amiga - um serviço de ajuda pontual em situações agudas de sofrimento causadas pela Solidão, Ansiedade, Depressão e Risco de Suicídio: 21 354 45 45, 91 280 26 69 ou 96 352 46 60. (entre as 16 e as 24h00)
Em casos mais graves contacte imediatamente o 112.
Foto: https://depositphotos.com/pt