Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Sombras Andantes no Museu do Aljube - Resistência e Liberdade 

sombras andantes

No ano em que celebramos pela primeira vez na história de Portugal mais dias vividos em  liberdade do que em ditadura, em que celebramos os 40 anos da descriminalização da  homossexualidade e quatro anos desde a consagração legal da autodeterminação de género,  o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade oferece a par da exposição temporária “Adeus  Pátria e Família”, o espetáculo de André Murraças, Sombras Andantes sobre a relação do  Estado Novo com os homossexuais. 

 

Sombras Andantes, um solo de teatro que mistura o documental com o ficcional da vida dos  homossexuais no Estado Novo, pretende através de objectos pessoais, cartas, desenhos,  filmes caseiros dar a conhecer a vida dos homens e mulheres que resistiram à força da carga  policial naquela época, que se levantam como baluartes contra a perseguição e invisibilidade homossexual num país de brandos costumes. Entre relatos anónimos baseados nos arquivos  da Polícia Judiciária, o espectáculo traz-nos figuras conhecidas da cultura queer portuguesa  como António Botto, Valentim de Barros e Júlio Fogaça, personalidades cujas vidas foram  marcadas pela patologização e criminalização da homossexualidade. 

André Murraças, encenador, dramaturgo, cenógrafo e intérprete, com experiência  profissional na área de cinema, televisão e jornalismo, mostra através de projetos como “O  Triângulo Cor-de-Rosa”; Repórter X ou Queerquivo (www.queerquivo.com), dar a  conhecer a vida de homossexuais portugueses que, vitimados pela repressão do regime ditatorial mais longo da Europa, não se deixaram resignar. 

Sombras Andantes, estará em exibição no Museu do Aljube nos dias 23 e 30 de Setembro,  sexta-feira, às 19h e nos dias 24 de Setembro e 1 de Outubro, sábado, às 16h. A entrada é  gratuita, mas sujeita a inscrição (inscricoes@museudoaljube.pt)

 

Daniel Santos Morais 

Foto: Alípio Padilha