“Te Prometo Anarquía” vence Queer Porto (com trailers)
A segunda edição do Festival Internacional de Cinema Queer Porto teve como vencedor o filme “Te Prometo Anarquía”, uma produção mexicano-alemã realizada por Julio Hernández Cordón.
Já o público, que também forma parte do processo de eleição da melhor longa-metragem, optou por dar o voto máximo a “La Vanité” realizada por Lionel Baier. Este filme aborda os temas da eutanásia e da prostituição, contando com a interpretação de Patrick Lapp e da reconhecida Carmen Maura.
Na competição In My Shorts, o prémio da melhor curta-metragem de uma escola portuguesa foi para “Viagem” de José Magro. Para o júri este “filme capta um mundo nitidamente português sem nos mostrar o que já sabíamos, […] levando o espectador numa viagem épica através de pequenos momentos […] numa curta-metragem que se manteve na memória depois de vista”. O prémio consiste num equipamento vídeo e ou serviços, patrocinado pela marca de roupa MUCH Underwear.
O filme do realizador mexicano recebeu um prémio no valor de 3.000,00€ atribuído pela RTP2, pela compra dos direitos de exibição do filme neste canal. Segundo o júri composto por Júlio Dolbeth, Tom Kalin e Sandra Lopes o filme “Te Prometo Anarquía” “evita clichés sobre a sexualidade na adolescência e capta uma visão fresca e moderna da variedade de expressões sexuais e é engrandecido por uma câmara intimista e arrojada. A utilização da música é surpreendente e entrelaça várias referências culturais numa voz mexicana distinta.”
O festival apresentou 30 filmes oriundos de 15 países para além de inúmeras performances culturais espalhadas por diferentes locais envolvendo a cidade do Porto. O Queer Porto 3 está de regresso de 4 a 8 de Outubro de 2017.