"Tenho muito preconceito com bichas", diz Cláudio Ramos (com vídeo)
“Tenho muito preconceito com bichas. Faz-me muita impressão não conseguir estar numa esplanada porque tenho três bichas ao meu lado a gritar.”
A frase é de Cláudio Ramos, enquanto participava no programa “Esquadrão do Amor”, no Canal Q, juntamente com a actriz São José Correia, Carlão (ex-Da Weasel) e Ana Markl. “Todos nós acabamos por ter um ou outro preconceito, eu acho normal”, referiu. O programa foi para o ar a 21 de Julho.
O tema da conversa era a discriminação entre a comunidade gay e a forma como os estereótipos se intrometem no amor. Pelo meio falou-se dos “saquinhos” que se vêem a passar no Chiado, dos "bares de ursos" e da forma como os gays se “preocupam com a imagem”.
O ex-apresentador é da opinião que "todas as pessoas que não estão bem resolvidas em determinado aspecto da sua vida obrigam-se a pertencer a um grupo ou a uma minoria, para haver coisas com que se identifiquem." "É enorme a diferença entre ser gay, ou homossexual, e ser bicha”, disse ainda Cláudio Ramos.
Actualização a 31 de Julho: O programa "Esquadrão do Amor" reagiu via Facebook, esclarecendo que "não pretende alimentar preconceitos - pelo contrário, é nossa missão dar cabo deles". "Foram criticados comportamentos sociais, conotados com mas não inerentes à orientação sexual de quem os protagoniza. Podemos ter falado de um modo caricatural mas nunca generalizámos", pode ler-se na mesma nota.