Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Terá sido abuso? Quebrar o Silêncio lança campanha para homens que têm sexo com homens

quebrar o silencio abuso sexual HSH

A associação Quebrar o Silêncio lançou uma campanha destinada a homens que têm sexo com homens, no sentido de os ajudar a identificar situações de abuso sexual que por vezes passam despercebidas ou que não são reconhecidas enquanto tal.

Ângelo Fernandes, fundador da associação, refere que “sabemos que para um homem é difícil partilhar a sua história de abuso ou procurar apoio por recear não ser bem recebido, nomeadamente quando o abuso sexual aconteceu entre homens que têm sexo com homens (HSH). Neste sentido, criámos esta campanha para que, em caso de violência sexual, os homens vitimados consigam compreender que o «desconforto» ou «mal-estar» que possam sentir pode ser de facto resultado de terem sido vítimas de abuso sexual e que podem ter apoio para os ajudar a ultrapassar o impacto e as consequências do que aconteceu.”

A campanha centra-se principalmente num guia que contém vários conteúdos como, por exemplo, o que é violência sexual, em que contextos acontece ou como nem sempre é fácil identificar o abuso, nomeadamente quando acontece no contexto da intimidade. Assim, o guia esclarece o que é violência sexual, as diferentes formas de abuso, em que situações e contextos podem acontecer e quais os direitos e os serviços de apoio disponíveis. 

 

Obstáculos à procura de apoio em HSH

Não é fácil para HSH partilharem a sua história de abuso e procurar apoio, nomeadamente quando a vitimação ocorre na vida adulta. O representante da Quebrar o Silêncio explica que “persistem ideias erradas como, por exemplo, «os homens adultos não podem ser vítimas de violência sexual» ou que  «homem que é homem tem de resolver os seus problemas sozinho e sem a ajuda de ninguém». E quando estas crenças se cruzam com estigmas associados a HSH, como por exemplo o mito de que “são coisas normais de acontecer entre homossexuais”, o silenciamento pode ser ainda maior e impedir que os homens vitimados não procurem apoio. Existem vários obstáculos à partilha da sua história de abuso e à procura de apoio, nomeadamente ideias estereotipadas associadas à homossexualidade e HSH ou mesmo descrença face à partilha e moralização sobre determinadas práticas sexuais por parte de profissionais, familiares e pessoas amigas.”

 

Onde encontrar a campanha?

“Numa primeira fase o guia está a ser distribuído pelas diferentes entidades e organizações LGBTI+ em todo o país. São uma parceria fundamental pois têm um contacto privilegiado com HSH e podem chegar a vários homens que precisem do nosso apoio. Numa segunda fase teremos também a distribuição de postais, não só junto destas organizações, como em bares, discotecas, saunas, ou seja, espaços que os HSH acedem e usam” refere Ângelo Fernandes.

A campanha encontra-se disponível online e o guia pode ser descarregado através do link https://quebrarosilencio.pt/hsh ou do código QR: 

HSH Quebrar o  silencio