Terapeuta americano vem hoje a Lisboa explicar como “curar” a homossexualidade
Richard Cohen é um psicoterapeuta norte-americano com vários trabalhos publicados sobre alegadas teorias de reconversão de homossexuais. O especialista em terapias de orientação sexual falará esta tarde em Lisboa sobre as pessoas que procuram ajuda para “deixarem de ser homossexuais” e como é que essa ajuda pode ser dada.
Richard Cohen é um dos oradores da conferência pública “Compreender a homossexualidade” que vai decorrer esta tarde, a partir das 19 horas, no Hotel Sana Malhoa, em Lisboa. A organização é do Centro de Recursos Pessoa, Família e Sociedade (CRPFS).
A posição de Richard Cohen sobre a “reconversão” de homossexuais é publicamente conhecida: “Nunca desista, a mudança é possível”. Cohen baseia-se também na sua própria experiência, já que ele mesmo afirma ter sido homossexual durante três anos na década de 80 e agora está casado há 30 anos com uma mulher e tem três filhos. O norte-americano é autor de um livro que explica como compreender e "curar" a homossexualidade. No livro em causa deixa aos homossexuais, que querem deixar de sê-lo, uma mensagem de esperança. E deixa claro que respeita quem quer continuar a ser homossexual.
Numa entrevista publicada em 2013 na publicação Zenit, Richard Cohen respondia assim à questão “É possível a transição da homossexualidade para a heterossexualidade?”:
"Durante os últimos vinte e dois anos, como psicoterapeuta na International Healing Foundation, tive um sucesso notável ajudando homens e mulheres a resolverem sua atracção indesejada por pessoas do mesmo sexo e realizar os seus sonhos de heterossexualidade."
O terapeuta faz saber que a fórmula de reconversão pode ser encontrada nos seus livros e consiste em “quatro etapas para passar de gay para não gay, e funciona se alguém estiver realmente interessado na mudança”. O norte-americano vinca “as pessoas mudam de dentro para fora. Não é apenas a mudança de comportamento. Quando alguém identifica e corrige as feridas do seu passado, e experimenta o amor numa relação saudável e não sexual com pessoas do mesmo sexo, surge naturalmente o desejo heterossexual.”
Em Espanha, onde o terapeuta também deu uma conferência deste tipo, activistas dos direitos das pessoas LGBT manifestaram-se contra a organização deste tipo de conferência. Os activistas espanhóis pressionaram também o El Corte Inglés a retirar o livro das suas bancas. Os conhecidos armazéns espanhóis acabaram retirar o livro das suas estantes, mas o mesmo continua à venda noutras livrarias do país vizinho e até na Amazon.
Em 2009 Richard Cohen ofereceu vários exemplares do seu livro ao Uganda, onde a legislação anti-gay é considerada uma das piores do mundo.
Segundo a imprensa brasileira, Richard Cohen pertence à seita Associação do Espírito Santo para a Unificação do Cristianismo Mundial, mais conhecida como Igreja de Unificação e foi expulso da Associação Americana de Orientadores Psicológicos com acusações de quebrar o código de ética.
Em Portugal, a organização da conferência de hoje está a cargo da organização Centro de Recursos Pessoa, Família e Sociedade (CRPFS), que se define como uma "plataforma cívica de pessoas de diversas áreas do conhecimento e do saber, para a reflexão e pensamento sobre temas estruturantes da sociedade e determinantes para o bem estar da pessoa humana (sic)".